Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Especialistas de IA de empresas tech fazem alerta
Um grupo de líderes de empresas tech com foco em IA assina uma carta que alerta sobre os riscos da inteligência artificial para a humanidade. O documento fala até de extinção humana. Ele foi preparado pelo Center for AI Safety (Cais), uma organização sem fins lucrativos localizada em San Francisco (EUA), que realiza estudos para melhorar a segurança da tecnologia antes que esse tema se torne um problema grande demais para a sociedade.
Na lista dos mais de 350 especialistas que dão respaldo aos alertas dos pesquisadores estão nomes poderosos da área como Sam Altman, CEO da OpenAI, dona do ChatGPT; Demis Hassabis, CEO do Google DeepMind; e Kevin Scott, CTO da Microsoft.
Outra figura notória no meio a assinar a carta aberta é Geoffrey Hinton, professor emérito da Universidade de Toronto e cientista da computação conhecido como o “padrinho” da inteligência artificial. Junto com ele está Tristan Harris, diretor executivo do Center for Humane Technology.
O texto do Center for AI Safety , que é curto, diz o seguinte: “Especialistas em IA, jornalistas, legisladores e o público estão discutindo cada vez mais um amplo espectro de riscos importantes e urgentes associados à IA. Mesmo assim, pode ser difícil expressar preocupações sobre alguns dos riscos mais graves da IA avançada”.
Em seguida, vem uma declaração bombástica: “Mitigar o risco de extinção provocado pela IA deve ser uma prioridade global, juntamente com outros riscos de larga escala social, como pandemias e guerra nuclear”.
Outra carta divulgada publicamente chamou a atenção das pessoas em março passado. Elon Musk e centenas de outros líderes e especialistas de tecnologia, como Steve Wozniak (cofundador da Apple), pediram aos laboratórios de IA que interrompessem o desenvolvimento de sistemas que possam competir com a inteligência em nível humano, como o ChatGPT-4.
Elaborada pelo Future of Life Institute, a carta propõe uma pausa de seis meses e afirma que a IA representa "riscos profundos para a sociedade e a humanidade". Ela já conta com mais de 31 mil signatários.
A tecnologia vem despertando preocupações de governos e organismos reguladores ao redor do mundo. A União Europeia, por exemplo, está preparando sua Lei de IA. A expectativa é que se feche um acordo a respeito dessas regras ainda neste ano. Porém, a aplicação da lei, se aprovada, deve ocorrer apenas em 2025.