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Rock in Verse

RiR tem metaverso em parceria com a Coca-Cola

26.08.22

Palavrinha da moda, o metaverso será uma das opções de entretenimento, relacionamento e informação dos fãs do Rock in Rio (RiR), entre as pessoas que vão acompanhar os shows in loco e quem não poderá se deslocar até o Rio de Janeiro. A organização do festival – que abre suas portas no dia 02 de setembro – lançou, em parceria com a Coca-Cola, sua primeira experiência com a tecnologia: o Rock in Verse.

O projeto foi criado pela A-Lab, empresa do Grupo Dreamers. Ele acontece em uma ilha do Fortnite, o quarto game mais jogado do planeta no primeiro semestre de 2022. Para entrar no mapa – que foi desenvolvido de forma independente, sem patrocínio da Epic Games –, o código Rock in Verse é 1795-5503-2935.

O lançamento do metaverso do RiR, na noite desta quinta-feira, 25, contou com o apoio do streamer Casimiro, que entrou no Fortnite e reagiu em seu canal na Twitch aos 12 espaços desenvolvidos com inspiração na Cidade do Rock. Ele também participou de desafios propostos no Rock in Verse.

Um dos destaques da nova plataforma do festival é a experiência batizada de “Running Tracks”, em que o jogador interage com uma música criada para o metaverso do evento pela dupla de DJs Cat Dealers, que são atração do RiR e que são fãs de Fortnite. Outra experiência do mapa em que a organização aposta suas fichas é a “RiRstory Trivia” que testa o conhecimento dos jogadores sobre a história do evento.

Para Roberta Medina, vice-presidente executiva do Rock in Rio, o mundo dos games e o da indústria da música se alimentam de forma potente. Além disso, muita gente quer estar perto do festival, sem poder. Como levar uma experiência rica para essas pessoas e que expande o contato que o RiR já gera por meio de suas plataformas e presença nas redes? Com o metaverso. "O mundo cresceu e as oportunidades também. O metaverso é uma ferramenta privilegiada", pontuou no lançamento do Rock in Verse.

A cada ano, o RiR surpreende o público com ações que envolvem o uso de tecnologia, como a chegada da GamePlay Arena, espetáculos como a Nave e Uirapuru, as estruturas e cenografias dos palcos, a skill do Rock in Rio na Alexa e, agora, a entrada do festival no metaverso, algo que era um grande desejo nosso”, declarou, em comunicado, Luis Justo, CEO do Rock in Rio.

Os organizadores afirmam que a vivência física é insubstituível, mas defendem que o presencial e o virtual podem andar lado a lado. “Como temos mais pessoas que querem vir para o evento do que a Cidade do Rock comporta, estamos sempre pensamos em ativações que expandem a experiência para este público. O Rock in Verse será uma forma totalmente inovadora de se relacionar e se divertir com o Rock in Rio”, disse o executivo.

Para Adriana Knackfuss, líder da marca Coca-Cola na América Latina, “os encontros memoráveis e mágicos não poderiam ficar restritos ao mundo físico”. Segundo ela, as experiências de marca têm de extrapolar as plataformas. Com a campanha global “The Real Magic”, a empresa já vem se comunicando intensamente com o consumidor no digital. “Não havia como não entrarmos nesse projeto. O Rock in Verse ficará na história do festival por esta experiência totalmente imersiva e surpreendente para o público viver a magia do RiR onde quer que esteja”, completou.

No mapa

Ao entrar no espaço do RiR, que tem o formato de uma guitarra, o público encontrará um pórtico escrito “Rock in Verse”, de onde se pode tirar fotos dos avatares. Depois de passarem pelo portal do “Let’s Rock”, a primeira área é a “Orbital Spinning”, lugar para encontrar amigos e jogar junto com eles desafios de flutuação que acontecem em cima de um grande globo.

A segunda parada é no “Running Tracks”, no qual os jogadores vão correr por uma extensa mesa de beat, fazendo com que soe uma música inédita da dupla Cat Dealers, composta para a experiência.

No mapa, outra atração é o “Top Of Pop”, dedicado à pop music. Por lá, o desafio será escalar uma enorme pirâmide em um circuito de parkour, em que o avatar vai pulando e se equilibrando nos obstáculos. No alto, é possível conhecer diversas curiosidades de momentos emblemáticos do pop no Rock in Rio. No final, há uma pista de dança com vista privilegiada para todo o mapa.

O “Rota para 85” é mais uma área que promete atrair interessados. É um local inspirado no espaço da Rota 85 dentro da Cidade do Rock, porém avançando para o futuro. O jogador é convidado a refletir sobre o mundo que se deseja em 2085, quando o festival completar 100 anos. A área dialoga com o propósito do Rock in Rio “Por um Mundo Melhor”, com um futuro mais sustentável para todos.

Há ainda o “RiRstory Trivia” que vai testar o conhecimento dos jogadores sobre a história do festival, além de fatos e curiosidades sobre a parceria com a Coca-Cola ao longo dos anos.

No “Hip Hop’s Gueto”, os gamers encontrarão um parque de hoverboard, em que poderão experimentar manobras radicais e grafites. Na “Surf Coaster”, há uma divertida e animada montanha russa que simula as ondas das praias do Rio. No lugar do carrinho típico, o avatar ficará em pé sobre uma prancha, surfando na montanha russa.

Outra aposta é a “Spider Scape”, uma gigantesca aranha labirinto inspirada no visual heavy metal. O avatar poderá experimentar o estilo do personagem Homem-Aranha se movimentar pelo espaço. Há ainda o “Virtual + Real Meet Up Room”, local exclusivo para encontrar artistas e influenciadores.

Já o “Music & Drive” é um game para os avatares que buscam por um momento tranquilo e relaxante. Neste ambiente, o público vai passear de carro no pôr-do-sol, enquanto ouve hits musicais.

Além disso, foram montados dois espaços com ativações da Coca-Cola. Do alto do “Magic Sky Fall”, o jogador vai poder pular da gigante torre da marca instalada no Rock in Verse e voar, simulando uma asa-delta, com uma vista panorâmica e privilegiada, passando por todo o mapa do metaverso do RiR.

Uma enorme pista de dança também promete atrair os fãs do festival. No “Coke Studio”, os jogadores poderão se encontrar com outros players. Por lá, um portal mágico conectará o ambiente virtual com o presencial, com exibições no estande da Coca-Cola na Cidade do Rock. Por sinal, a plataforma Coke Studio exibirá seu novo logo.

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