Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Nasa dá nome à rocha e faz anúncio em show da banda
A Nasa tem um dos perfis mais populares nas redes sociais. É uma marca tão querida que aparece em camisetas em festivais de música ou eventos geeks. A agência espacial americana aproveitou seu apelo pop e fez um anúncio para nerd nenhum botar efeito. Em um show dos Rolling Stones no Rose Bowl, em Pasadena (Califórnia), parte da turnê “No Filter”, o ator Robert Downey Jr, famoso também como o Homem de Ferro dos cinemas, revelou que foi dado o nome da banda a uma rocha em Marte.
Se vivo fosse, David Bowie, conhecido entusiasta das conquistas espaciais, teria ficado feliz com tal homenagem. Mick Jagger, o líder dos Rolling Stones e amigo de Bowie, disse que a Nasa deu para eles algo com que sempre sonharam. A ação, que chama atenção para os trabalhos da Nasa, ganhou uma hashtag, usada nos perfis da agência americana: #MarsRocks.
Já se aguardava algo espetacular porque, horas antes, Downey Jr apareceu nas redes, inclusive em seu perfil no Instagram (42,8 milhões de seguidores), perguntando o que havia em comum entre os Rolling Stones, a Nasa, o Rose Bowl e o planeta que rege seu signo (uma piada da agência espacial, certamente). No perfil do ator, o vídeo teve mais de 6,5 milhões de visualizações.
Na noite do show, a resposta veio no palco, com um vídeo que rapidamente se espalhou pela mídia social. Uma animação conta uma breve história da missão espacial da Nasa para Marte, a Nasa InSight. A sonda foi lançada em 5 de maio do ano passado. E no dia 26 de novembro foi feito o pouso no planeta vermelho. O detalhe é que, nos procedimentos para aterrissagem, uma rocha pouco maior que uma bola de golfe foi rolando por conta dos propulsores. Ela agora se chama “Rolling Stones Rock”.
"O nome é um ajuste perfeito", disse em comunicado Lori Glaze, diretora da Divisão de Ciências Planetárias da Nasa em Washington. "Parte do estatuto da Nasa é compartilhar nosso trabalho com diferentes públicos. Quando descobrimos que os Stones estariam em Pasadena, honrá-los parecia uma maneira divertida de alcançar fãs em todo o mundo", acrescentou. Downey Jr. afirmou, nos bastidores, logo antes de fazer o anúncio, que fazer um cross entre as ciências e uma lendária banda de rock é sempre uma coisa boa.