Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Um passeio pela história da DM9
O mercado ainda está absorvendo a informação de que a marca DM9 será extinta em função da fusão da agência com a Sunset, ambas do Grupo ABC e hoje no guarda-chuva do Grupo Omnicom.
O fruto desta fusão foi batizado de SunsetDDB (leia aqui e aqui).
As redes sociais de ex-funcionários, clientes, fornecedores e simpatizantes rapidamente serviram como plataforma para centenas de depoimentos sobre a casa. Procuramos então outro caminho para nos despedir da marca e reunimos alguns fatos que marcaram a história da agência, começando por seu lançamento na Bahia, em 1975.
Sua fundação em São Paulo acontece em 1989, e é esta a data considerada hoje como a da fundação da empresa.
Desta forma, ela completaria 30 anos em 2019.
Dentre as premiações que obteve, a empresa foi por 4 vezes Agência do Ano, no Cannes Lions, e acumula quase 130 Leões em suas prateleiras, sendo 2 Grand Prix.
Acompanhe e contribua com nossa linha do tempo enviando email para redacao@clubedecriacao.com.br.
DM9 - quase aos 30
1975 - A DM9 Propaganda é fundada em 1975 em Salvador, por Duda Mendonça. A agência leva suas iniciais.
1978 - Nizan entra como estagiário de redação na casa (Salvador)
1989 -Nizan deixa a W/GGK, de Washington Olivetto, para se tornar sócio e diretor executivo de criação da DM9, fundando a agência em São Paulo. A intenção é fazer da casa, instalada na Rua Hungria, 888, fone 815-6744, um reduto criativo, e torná-la 'nacional'.
1989 - Este passa a ser considerado o ano de fundação da DM9. É a data de sua inauguração em São Paulo. A inauguração acontece no dia 19 de setembro. Nizan e João Augusto 'Guga' Valente são os sócios-fundadores - com investimento do Banco Icatu.
1990 - A agência enfrenta, poucos meses depois de sua fundação em São Paulo, o chamado Plano Collor, que baqueia a economia do país, mas cresce mesmo assim.
1990 - A DM9 Bahia e a DM9 SP se separam. No mesmo ano, a DM9 Bahia se une à baiana D&E, dando origem, em Salvador, à DS/2000.
1991 - Tomás Lorente e Paulo César Queiroz entram na DM9.
1993 - A agência conquista um GP de Press no Cannes Lions - o primeiro do Brasil - com o trabalho Umbigo, para Guaraná Antarctica Diet. Criação Marcello Serpa e Nizan.
1993 - Nizan e Geraldo Walter criam a DM9 Institucional, com foco em marketing político.
1993 - Marcello Serpa deixa a DM9, acompanhado de Alexandre Gama e José Luiz Madeira. O trio aceita convite de Alan Rosenthal e Alex Periscinotto para se tornarem sócios da AlmapBBDO.
1994 - Primeira passagem de Sergio Valente pela agência, como redator.
1996 - A agência rompe a barreira dos U$ 200 milhões de faturamento anual.
1997 - A agência se associa à DDB, tornando-se DM9DDB.
1998 - Agência do Ano no Cannes Lions.
1999 - Agência do Ano no Cannes Lions.
1999 - Tomás Lorente, então sócio da empresa, deixa a DM9. Carlos Domingos também deixa a operação.
2000 - Concluída a venda da DM9 à rede internacional DDB Worldwide
2000 - Seus fundadores Nizan Guanaes e João Augusto 'Guga' Valente trocam a publicidade pela internet e assumem o portal iG. A DM9 passa a ser comandada pelo também sócio Affonso Serra, que deixa a empresa dois anos depois. A criação passa a ser comandada por Erh Ray.
2000 - Alcir Gomes Leite é promovido a vice-presidente executivo.
2002 - DDB convida Nizan e Guga a voltarem a ser sócios da DM9. Convite aceito, mas através do Grupo YPY, que depois se tornaria ABC.
2002 - Nizan cria o Grupo ABC, tendo como sócio João Augusto 'Guga' Valente, e o Grupo Icatu como sócio investidor. DM9 passa a integrar o Grupo.
2002 - Sergio Valente volta à agência como VP de Criação.
2003 - A agência se muda para a avenida Brigadeiro Luis Antonio.
2004 - Sergio Valente se torna presidente da agência.
2005 - Grand Prix em Cannes na categoria Cyber, com "Monitor", criado para Super Bonder. É premiada como Interactive Agency of the Year.
2007 - O livro 999 Volts é lançado pela agência, que completa 18 anos.
2008 - Sergio Valente lança o Projeto Prazo de Qualidade - Tolerância Zero
2009 - Comemorações dos 20 anos e é pela 4a vez Agência do Ano em Cannes. No Brasil, festa para 300 pessoas no Jóquei Club.
2011 - DM9Sul e DM9Rio são fundadas.
2013 - Alcir Gomes Leite e Paulo Cesar Queiroz se tornam copresidentes da agência, após saída de Sergio Valente rumo à Rede Globo.
2015 - DM9 Sul se une a Pereira O'Dell e marca é extinta.
2015 - DM9Rio é absorvida pela Africa Rio, agência que, em 2016, também é praticamente extinta, na Cidade Maravilhosa.
2016 - Alcir Gomes Leite deixa operação da DM9 e passa a comandar a LDC.
2017 - Nizan volta à DM9 (fevereiro).
2017 - Paulo Cesar Queiroz se desliga da agência e Marcio Oliveira chega à casa.
2018 - Nizan deixa dia-a-dia da DM9 (janeiro) e passa a se dedicar a consultoria.
2018 - DM9 deixa de atender o Itaú, conta que estava na casa há 25 anos.
2018 - DM9DDB se funde com Sunset, ambas do Grupo ABC, resultando na SunsetDDB.
Algumas das muitas campanhas que marcaram a história da agência:
Parmalat Mamíferos - 1996
Itaú – Completamente Louco - 1993
Fundação Síndrome de Down – Carlinhos - 1998 (direção Manguinha e canção do Radiohead cedida pelo grupo)
Guaraná Antarctica – Pipoca com Guaraná - 1991
Brastemp – O dia em que um sorriso parou São Paulo - 2010
VIVO – O Sonho de Anderson Silva - 2013
C&A - Rita Ora 2013
Honda - Monotonia - 1994
Bohemia - Fábrica em 3D - 2008
Blockbuster - Hoje é Dia de Sofá - 2001
A volta do Ferrorama - 2010
Amanco - 2010
Anúncio Preço na Camisa - Walmart - 2017
Anúncio Língua - Catchup Picante Parmalat - 1999 (Alexandre Lucas / Eugênio Duarte)
Telefonica - Detecta - 2005
Rede Globo - campanha de 40 anos - 2004/2005
Terra - Qual é a sua? - 2008
Super Bonder no Big Brother Brasil - 2008
Anúncios Sapo, Planta Carnívora e Tamanduá, para inseticida SBP - 2001 (Manir Fadel e Mariana Sá)