arrow_backVoltar

Rumo ao Texas

X (ex-Twitter) vai fechar sede em São Francisco

26.08.24

O bilionário Elon Musk está fechando a sede da empresa de mídia social X (antigo Twitter) nas próximas semanas em São Francisco e vai transferir seus últimos funcionários baseados lá para escritórios em Palo Alto e San José, também na Califórnia. Uma nova sede será estabelecida no Texas.

Mas, de acordo com reportagem do The New York Times (leia aqui), os funcionários da cidade não lamentam em nada a saída. O X guarda quase nenhuma semelhança com a empresa que São Francisco atraiu com uma isenção fiscal há mais de uma década, quando ainda era o Twitter, para ajudar a ancorar um nascente polo tecnológico num bairro conhecido como Mid-Market.

A pandemia e a aquisição da empresa por Musk, em 2022, seguida pela redução drástica de sua força de trabalho, transformaram a sede em uma cidade fantasma.

O Procurador da Cidade, David Chiu, declarou ao jornal que compartilha da perspectiva da maioria moradores de São Francisco, "de que é um grande alívio" a saída do X de São Francisco. Como membro do Conselho de Supervisores da cidade, ele havia apoiado a isenção fiscal que atraiu o Twitter para o Mid-Market em 2012.

Em outubro de 2022, Musk comprou o Twitter por US$ 44 bilhões e cortou empregos em seguida. No ano passado, ele renomeou a empresa e instalou no telhado da sede um grande letreiro com a letra “X” que piscava à noite, incomodando vizinhos.

No mês passado, Musk anunciou que mudaria a sede da X para Austin, no Texas, após a Califórnia aprovar uma lei que proíbe os distritos escolares de exigir que professores notifiquem os pais se seus filhos mudarem de identidade de gênero. Ele também culpou o imposto sobre receitas brutas de São Francisco, que taxa empresas locais por transações realizadas fora dos limites da cidade.

Leia a matéria do The New York Times na íntegra aqui.

Há duas semanas, o X publicou post em seu próprio perfil anunciando que iria deixar o Brasil, fechando escritório em São Paulo imediatamente. O serviço continua disponível no país (leia aqui).

Rumo ao Texas

/