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The Bloc e BizSys juntas em projeto de combate ao vírus
A agência independente de healthcare The Bloc, de Nova York - que tem como sócio e CCO o brasileiro Bernardo Romero - e a produtora brasileira de inovação BizSys se juntaram para desenvolver o SafeCode, um scanner para códigos de barra, que traz a tecnologia de luz UV-C, capaz de destruir vírus e bactérias.
Por conta do distanciamento social, em função da pandemia causada pelo novo coronavírus, a maior parte da população tem usado serviços de delivery. Contudo, estudo do New England Journal of Medicine revela que o vírus sobrevive por até três dias em algumas superfícies, e por cerca de 24 horas nas caixas de papelão. Isso cria um risco, não só para quem recebe as encomendas, mas para quem as manipula.
De acordo com a Science Magazine, publicação da AAAS (American Association for the Advancement of Science), luz UV-C é efetiva e reconhecida como um modo para eliminar vírus, já que dilacera as moléculas desses microorganismos.
SafeCode é uma invenção que combina tecnologia UV-C com detecção 1D e 2D de códigos de barra, e tem como objetivo ajudar a diminuir a transmissão do coronavírus. A invenção requer um novo cuidado no processo de entrega: é preciso escanear os códigos de barras, na frente e atrás dos pacotes, para garantir uma limpeza completa do objeto.
“As pessoas estão com medo de receber qualquer tipo de encomenda em casa aqui nos Estados Unidos - e creio que no mundo inteiro. Com a maioria das pessoas em quarentena, essa pode ser a única chance do vírus entrar nas casas”, comenta Bernardo. “A gente sabia que tinha um jeito de aliviar o problema. Muitas marcas estão falando e reforçando o óbvio: 'fique em casa ou mantenha o distanciamento social', mas sentimos a necessidade de fazer algo que realmente salve vidas.”
A luz UV-C não deixa nenhum resíduo e funciona em segundos. É uma solução barata que limpa desde superfícies até alimentos, matando 99.9% dos microorganismos que podem causar doenças.
A agência já realiza discussões preliminares com companhias de entrega dos Estados Unidos, na tentativa de minimizar os riscos para seus clientes e equipes. E disponibiliza as especificações detalhadas do produto aos interessados, sem custo algum. “Nosso objetivo é simples, encorajar o uso do produto. A gente espera que organizações como FedEx, UPS, Amazon e UPSP 'roubem' o SafeCode e estabeleçam uma nova norma de segurança nas entregas”, comenta Prodeep Bose, e.v.p. da The Bloc.
Assista ao vídeo que mostra o protótipo em funcionamento, abaixo.
SafeCode está em fase de protótipo, e deve entrar em produção muito em breve.