arrow_backVoltar

Saúde Não se Pesa

Ogilvy cria 'lojas' feitas para não se levar nada para casa

29.09.22

Como parte do movimento "Saúde Não se Pesa", a farmacêutica Novo Nordisk apresenta a ação "Não Me Leve", criada pela Ogilvy Brasil.

Com o objetivo de alertar o público sobre o acolhimento das pessoas com obesidade, a iniciativa pretende evidenciar como frases e ações podem ter um impacto negativo e atrasar a busca por tratamento com um profissional de saúde.

Cerca de 72% de indivíduos com obesidade afirmam já ter sofrido constrangimento dentro de casa por conta do peso, segundo a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso) e da Sociedade Brasileira de Metabologia e Endocrinologia (SBEM).

A partir desse dado, a Ogilvy analisou mais de 200 mil conversas nas redes sociais para apurar quais as frases equivocadas mais ditas por familiares para pessoas com obesidade: “Você é tão bonita de rosto”, “Não emagrece porque não quer”, “Você não é gordo, é fofinho” e “Você fica tão mais bonita magra”.

A partir dessa informação, foram montadas lojas no Barra Shopping, no Rio de Janeiro, e no Morumbi Shopping, em São Paulo, com “presentes” que não deveriam ser levados para casa: bichinhos de crochê (amigurumis) com as mensagens obtidas via social listening.

Além das frases preconceituosas, os produtos traziam uma explicação: "Essa frase incomodou você? Imagine o efeito que ela causa em quem ouve isso todos os dias de quem mais ama. Setenta e dois por cento das pessoas com obesidade ouvem essas frases dentro de casa, e isso só contribui para reforçar o estigma contra a doença, que não deveria existir. Se você não daria um presente com essa frase para quem ama, por que insiste em continuar dizendo isso como se fosse uma forma de carinho? Não leve essa mensagem para casa, porque o único padrão que importa é o padrão da saúde."

Espie abaixo o vídeo que apresenta a ação.

Com a participação dos atores e "influenciadores" André Marques, Babu Santana, Karol Lannes, Luana Xavier, Leandro Hassum, Matheus Granado e Solange Couto, também foram iniciadas conversas no Instagram e no Twitter, sobre frases cheias de estigmas sobre a obesidade, mas "disfarçadas" de carinho.

Ficha Técnica:

Agência: Ogilvy Brasil

Campanha: Não Me Leve

Cliente: Novo Nordisk

CCO: Sergio Mugnaini

Diretor de Criação Executivo: Samir Mesquita

Diretores de Criação: Paulo Salles e Ricardo Sciammarella

Diretores Executivos de Criação: Mathias Almeida e Teco Cipriano

Diretor de Arte: Guilherme Pinho

Redação: Wagner Montanher

Strategist Leader: Gabriel Nogueira

Content Strategist: Felipe Casas

Community Manager: Vinicius Rulo

Social Conector: Dandara Lima

Diretora de Criação: Ludmila Maia

Redator: Matheus Hoffmann

Liquids Designer: Vinicius Montes e Gabriel Pereira

Diretora de Atendimento/Operações: Denise Caruso

Diretora de Conta: Priscilla Gonçalves

Atendimento: Priscilla Gonçalves e Jeniffer Leana

Chief Strategy Officer: Thais Frazão

Diretor de Planejamento: Roberto Vianello

Supervisor de Planejamento: Fábio Rio

Head de produção: Juliana Henriques

Produtora de RTV: Marbo Mendonça

Diretor Geral de Mídia: Thiago Ferraz

Diretora de Mídia: Silvia Tajiki

Gerente de Mídia: Lucas Fanti

Analista de Mídia: Wagner Lima

Assistente de Mídia: Pietra Fernanda

Chief Data Officer: Viviane Sbrana

Gerente Data Research & Insights: Michelle Lins

Especialista Research & Insights: Marina Monteiro

Produtora: Rising

Direção: Talita Menezes
Assistente de Direção: Luiza Bacceli
Atendimento: Nicoli Azevedo e Laura Rocha
Produção Executiva: Renata Munaretto
Coordenação de Produção: Karoline Brito
Produção: Lucas Branco
Assistente de Produção: Steffani Marques
Direção de Fotografia: Dariely Belke
Direção de arte: Jamaica Santarém Prates
Som direto: Julio Cezar de Paula
Edição: Matheus Batista

Color Grading: Felipe Tolotti

Áudio:

Produtor musical: Marco Nannini

Atendimento: Bruno Antunes

Produtora de áudio: Arcade Audio

Locutor: Bruno Rochel

Locutora: Wanessa Morgado

Aprovação Cliente: Eliene Costa e Stella Fumagalli

Pr: Raphaela Brito

Saúde Não se Pesa

/