Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
As marcas + admiradas pelos cariocas
Havaianas, da Alpargatas, é eleita novamente a marca que tem mais a cara do Rio de Janeiro, enquanto Uber é a que mais ajudou o carioca durante a pandemia da Covid-19, revela a 11ª edição da pesquisa Marcas dos Cariocas, realizada pelo jornal O Globo em parceria com a TroianoBranding.
O estudo identifica marcas mais admiradas pelos cariocas em 41 categorias de negócios.
Nesta edição, duas categorias foram inseridas na pesquisa: marcas que mais ajudaram os cariocas na pandemia e marcas mais admiradas por seu trabalho social durante a pandemia (O Boticário ficou em primeiro lugar).
Duas categorias separadas ano passado se tornaram uma única em 2020: marcas de produtos e serviços variados para o dia a dia dos pets (cães, gatos, passarinhos), que teve Pedigree como destaque.
Realizada de forma online, a primeira fase da pesquisa entrevistou mais de duas mil pessoas, que citaram espontaneamente as marcas. Na segunda etapa, com 2.136 participantes, o objetivo foi construir ranking por categoria, respeitando a distribuição das variáveis sexo e idade da população da Região Metropolitana do Rio, com base nos dados fornecidos pelo IBGE.
Os cariocas avaliaram as marcas em cinco dimensões: qualidade (oferece produtos e serviços de qualidade), preço (vale o que custa), respeito (respeita o consumidor), identidade (combina comigo) e evolução (está sempre se renovando).
"Num ano em que fomos todos transformados de alguma forma, em nossas vidas pessoais e como consumidores, o estudo Marcas dos Cariocas traz um retrato rico de como as marcas foram aliadas ou não neste momento. Nossa metodologia, composta de duas fases, consegue revelar aquelas que fizeram um bom trabalho. Certamente estas melhores classificadas entrarão em 2021 com um saldo positivo na cabeça dos cariocas", avalia a diretora da TroianoBranding Cecília Russo Troiano.
Confira abaixo o resultado do Marcas dos Cariocas 2020:
- ACADEMIAS DE GINÁSTICA
● Smart Fit
- APARELHOS DE CELULAR E TABLET
● Samsung
- APLICATIVOS DE SERVIÇO DE TRANSPORTE URBANO
● Uber
- ARTIGOS ESPORTIVOS
● Adidas
- AUTOMÓVEIS (FABRICANTES)
● Volkswagen
- BANCOS
● Itaú
- CAFÉ
● Pilão
- CARTÃO DE CRÉDITO
● Mastercard
- CERVEJA
● Heineken
- CLÍNICAS E HOSPITAIS PARTICULARES
● Grupo D’Or
- COMPANHIAS AÉREAS
● GOL
- COMPUTADORES
● Apple
- COSMÉTICOS
● O Boticário
- ELETRODOMÉSTICOS
● Brastemp
- EMPRESAS DE TURISMO
● CVC
- ESCOLA DE IDIOMAS
● Cultura Inglesa
- FARMÁCIAS
● Drogaria Pacheco
- FAST FOOD
● Burger King
- HIGIENE PESSOAL
● Natura
- IMÓVEIS (CONSTRUTORAS)
● MRV
- LOJAS EXCLUSIVAS DE MÓVEIS E DECORAÇÃO
● Tok&Stok
- MARCAS DE PRODUTOS E SERVIÇOS VARIADOS PARA PETS
● Pedigree
- MARCAS MAIS ADMIRADAS POR SEU TRABALHO SOCIAL DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
● O Boticário
- MARCAS QUE MAIS AJUDARAM OS CARIOCAS NA PANDEMIA DE COVID-19
● Uber
- MARCAS QUE RESPEITAM O CONSUMIDOR
● Samsung
- MARCAS QUE RESPEITAM O MEIO AMBIENTE
● Natura
- MARCAS QUE SÃO A CARA DO RIO
● Havaianas
- MODA FEMININA
● C&A
- OPERADORAS DE CELULAR
● Vivo
- OPERADORAS DE TV POR ASSINATURA
● Sky
- PLANOS DE SAÚDE
● Amil
- POSTOS DE COMBUSTÍVEL
● Ipiranga
- PROTETOR SOLAR
● Sundown
- REFRIGERANTES
● Coca-Cola
- RESTAURANTES
● Outback
- SEGUROS
● Porto Seguro
- SHOPPING CENTER
● BarraShopping
- SITE DE COMPRAS
● Mercado Livre
- SORVETES
● Kibon
- SUPERMERCADOS
● Guanabara
- UNIVERSIDADES PARTICULARES
● PUC-RJ