arrow_backVoltar

Self Gallery

Genera lança galeria de arte personalizada por DNA

16.04.25

Para marcar o Dia Internacional do DNA (25 de abril), o laboratório de genômica Genera apresenta a "Self Gallery", anunciada como a "primeira galeria de arte personalizada pelo DNA", criada pela VML Brasil.

A iniciativa pretende ampliar a representatividade e democratizar o acesso à produção artística de outras partes do mundo, para além da visão da história da arte centrada em narrativas europeias geralmente encontrada nos museus tradicionais.

As pessoas que queiram acessar a sua própria galeria devem entrar neste site e incluir os percentuais de seu teste genético da Genera ou, caso não tenha feito um, calibrar uma estimativa de percentuais de ancestralidade das diferentes partes do globo.

Em seguida, uma exposição única e personalizada será gerada, conectando a identidade genética do usuário a obras de arte extraídas de coleções digitais de museus e galerias ao redor do mundo.

O algoritmo desenvolvido para a ação leva em conta o percentual de carga genética e oferece uma visão 360º da sua própria galeria, com obras temáticas ou produzidas por artistas das diferentes regiões que compõem aquele material genético, de modo a ampliar o acesso à produção artística de artistas de outras origens e trajetórias.

A ação também oferece informações sobre as obras e os artistas em exibição e permite a interação entre usuários.

Assista abaixo ao filme que apresenta a iniciativa. Também foi lançada uma ativação no Museu da Imigração, nesta terça-feira (15), para que os visitantes pudessem experimentar a "Self Gallery" por meio de um totem interativo.

A ficha técnica foi solicitada, mas ainda não foi enviada.

Clube de Criação 50 Anos

Self Gallery

/