arrow_backVoltar

Selo de verificação

NY Times não tem mais o ícone do Twitter

03.04.23

Desde o dia 1º, o Twitter começou a eliminar o selo de verificação das contas que antes recebiam esse ícone gratuitamente e que não quiseram pagar pelo uso. A cobrança é uma das medida da gestão de Elon Musk, que já alardeou que a rede precisa de novas fontes de receita.

O perfil do jornal The NY Times, que tem 55 milhões de seguidores, deixou de ter o selo no domingo 02. O veículo havia informado dois dias antes que não pagaria a taxa mensal para ter o status de conta verificada, o que foi reforçado no domingo por um porta-voz ouvido pela agência Reuters.

O custo para o diário seria de US$ 1.000, valor que o Twitter passou a pedir às empresas nos EUA. Há um acréscimo de US$ 50 mensais para cada subconta vinculada ao perfil principal. As corporações que pagarem a taxa têm o status verificado sinalizado por um selo dourado. Para os usuários que desejarem ter o selo (no caso, a cor é azul), a taxa mensal é de US$ 8.

O NY Times também avisou que não reembolsaria as taxas de selo azul de seus profissionais e colaboradores, exceto em casos excepcionais. Mas a companhia continua a ter o selo de verificação em outras contas. Nesta segunda-feira, 03, subcontas do veículo, como NY Times Travel e NY Times Arts, exibiam o selo dourado, enquanto outros perfis, como NY Times Tech e NY Times Business, mantinham o selo azul.

O Washington Post, que também se recusou a pagar a taxa mensal, está com o selo dourado em seu perfil. Na sexta-feira, o NY Times publicou uma reportagem contando que a rede pretendia manter o selo sem custo para as 10 mil empresas com mais seguidores e as 500 com maiores investimentos em publicidade. Dentre os perfis com mais seguidores, o diário ocupa o 24º lugar.

Musk publicou no Twitter uma mensagem provocativa dizendo que "nem a propaganda do NY Times é interessante". E, depois, reclamou do feed do jornal, chamando de “diarreia”, dizendo que não dá para ler o conteúdo devido à quantidade de postagens diárias e sugerindo que o jornal teria mais seguidores de verdade se publicasse apenas as reportagens principais.

Selo de verificação

/