arrow_backVoltar

Sem recursos

Festival do Rio pode ser cancelado

12.09.19

A organização do Festival do Rio decidiu tornar pública uma situação que chamou de “seu maior desafio em termos financeiros”. Criado em 1999, o evento está ameaçado de ser cancelado. Em post publicado em sua página no Facebook, foi feito um apelo para tentar conquistar recursos que viabilizem o evento, marcado para ocorrer em novembro.

Confira o texto na íntegra.

O Festival do Rio – após 20 anos de existência e sucesso de realização para o audiovisual brasileiro e internacional - passa por seu maior desafio em termos financeiros. Estamos buscando apoio junto a várias empresas e parceiros com interesse na viabilidade do Festival do Rio e que apostam também no Estado e na Cidade do Rio de Janeiro.

No entanto, vivemos a possibilidade real de cancelamento do nosso evento, com todas as perdas que tal decisão acarretará para o cinema brasileiro, para todo o mercado audiovisual e ainda para cidade e o país.

Decidimos tornar pública e oficial esta realidade, pois dentro de poucos dias, chegará o momento de bater o martelo caso não tenhamos os recursos necessários para a realização, ainda que em formato compacto, do Festival do Rio, com data prevista de 7 a 17 de novembro.

Este é um apelo final!

O evento surgiu a partir da junção entre a Mostra Banco Nacional e o Rio Cine Festival, que faziam parte do calendário cultural do Rio desde os anos 1980. É realizado pelo Cinema do Rio e pelo Cima - Centro de Cultura, Informação e Meio Ambiente.

Passaram pelo Festival do Rio nomes como Roman Polanski, Costa-Gavras, Louis Malle, Carlos Saura, Peter Greenaway, Stephen Frears, François Ozon, os irmãos Paolo e Vittorio Taviani, Jeanne Moureau, Samuel L. Jackson, Jeremy Irons, Forest Whitaker, Kylie Minogue, Willem Dafoe, Ricardo Darín, Danny Glover, Harvey Keitel, Helen Mirren, Isabelle Huppert e Jane Birkin, só para citar algumas das estrelas internacionais.

Sem recursos

/