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Campanha com Preta Gil gera polêmica nas redes sociais
A campanha "#SemMimimi", criada pela Publicis Brasil para a marca de analgésico Novalfem e protagonizada por Preta Gil (leia e assista aqui), está causando 'mimimi' nas redes sociais.
Diversas mulheres postaram críticas na página da marca no Facebook, acusando o anunciante de não abordar a questão das cólicas menstruais de forma correta, tratando o problema como um simples "mimimi" ou "frescura".
Muitas, inclusive, lembraram de doenças dolorosas como endometriose, que provocam cólicas. "Eu, portadora de Endometriose Severa, digo que essa propaganda é de total desrespeito. Você não pode imaginar o quanto sofremos. É triste ler isso", postou uma das mulheres.
Em resposta, Novalfem afirmou que, na sua comunicação, a expressão "'mimimi' não é a dor, e sim uma releitura da sensação de desconforto que as dores causam nas mulheres."
"O nosso objetivo é falar que as mulheres com dores leves e moderadas não precisam parar, principalmente pelo desconforto gerado por dores como cólicas menstruais, dores de cabeça e enxaquecas, que podem ser aliviadas", completou a marca, em comentário na sua página no Facebook.
A campanha é composta por um clipe para internet, além de site e ativações em redes sociais, comerciais para TV aberta regional, jingle para rádio e material para PDV. A ideia da marca é "fortalecer seu vínculo com a mulher moderna e prática, que não precisa deixar sensações desconfortáveis interferirem na sua rotina."
A Publicis, agência que assina a comunicação de Novalfem, também se posicionou, em sua página no Facebook: "Nosso objetivo com a campanha de Novalfem é ajudar as mulheres que sentem dores leves e moderadas a conseguir manter a rotina e aliviar o desconforto, usando um tom leve para falar de um assunto sério. Em nenhum momento, tivemos a intenção de minimizar as dores das mulheres ou de ofender quem sofre com doenças e problemas mais graves, para os quais a consulta a um médico é sempre aconselhada."
Veja comunicado enviado pela Novalfem, no final desta quarta-feira, 10/06:
"Para Novalfem, a dor é coisa séria, independentemente do tipo ou da intensidade. Considerando que a marca foi desenvolvida para proporcionar alívio às dores de cabeça, cólicas menstruais e enxaqueca, de leve a moderada intensidade, a proposta da campanha 'Sem Mimimi' foi abordar, de maneira mais leve, alguns desconfortos que as mulheres vivem, valorizando inclusive a sua vontade de superá-los.
Acatamos as opiniões publicadas e esclarecemos que, em nenhum momento, se pretendeu subestimar o impacto dessas dores ou desrespeitar quem as sente. Em consideração às pessoas que manifestaram a sua insatisfação, Novalfem decidiu reavaliar a campanha".
Leia anterior sobre o assunto aqui.