arrow_backVoltar

Sertões 30 anos

Naming rights, patrocínio e a transmissão do rally

19.08.22

Conhecida popularmente como Rally dos Sertões, a prova - que é a mais famosa do estilo cross-country no Brasil – celebra 30 anos nesta edição. Além do aniversário, a competição vai homenagear o bicentenário da Independência e, pela primeira vez, a organização negociou o naming rights, fechado com o Banco BRB. O acordo vale por três anos.

Nesta edição, a prova será o maior rally do mundo em virtude da distância, segundo os organizadores. O desafio se inicia no dia 26 de agosto e termina em 10 de setembro, numa travessia que vai ligar Foz do Iguaçu (PR) a Salinópolis (PA).

Ao longo de 15 dias, competidores do Brasil e de outros sete países vão enfrentar,em suas motos, UTVs e carros, um percurso de 7.202 quilômetros (dos quais 4.318km cronometrados), que atravessará oito estados (Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Piauí, Maranhão e Pará).

O Sertões BRB é considerado pelo banco como mais um passo em sua estratégia de associar seu nome a eventos esportivos de relevância internacional, como parte de sua política de expansão. A instituição já está presente em várias categorias do automobilismo de pista. O BRB apoia ainda as confederações brasileiras de automobilismo e tênis. E tem sua marca em modalidades como vôlei, futsal, basquete e futebol.

"O objetivo do Sertões é promover o Brasil. E hoje o BRB, que é o banco de Brasília, vai conosco levar a brasilidade para os rincões deste país", disse Joaquim Monteiro, CEO do Sertões, que tem patrocínio oficial de Mitsubishi Motors e Honda, entre outras marcas.

Conexão, games e futebol

Entre os patrocinadores está a Vivo, que, com a estratégia, amplia sua atuação no esporte. Para divulgar o apoio, a empresa traz uma campanha com o mote “Conexão que abre caminhos”, criada pela Africa. A ideia é destacar a potência transformadora da conexão, que aproxima os brasileiros de suas raízes e proporciona novas experiências durante o Sertões.

A Vivo terá ações especiais durante o percurso e levará atletas da equipe Vivo Keyd e o Canarinho da seleção brasileira para acompanharem o evento, assets de patrocínios nos territórios de games e futebol. Outra iniciativa envolvendo clientes e colaboradores da empresa será a “Volta Rápida”, na qual convidados poderão vivenciar a experiência com pilotos profissionais às vésperas da largada da competição.

Três programas

A edição histórica do Sertões terá uma cobertura extensa. Serão mais de 75 horas ao vivo do maior rally do mundo, acompanhando as 14 etapas do desafio. A transmissão está a cargo da LiveSports, que irá oferecer aos fãs três programas diários ao vivo, com interação com seu estúdio em São Paulo. Eles serão exibidos no app do Sertões e em seu canal no YouTube.

Este é o segundo ano de parceria com a LiveSports. A transmissão será mais robusta, envolvendo o dobro de colaboradores em relação à prova anterior. Estão escalados cinco cinegrafistas, dois operadores de drones, seis produtores, duas equipes na Central Técnica e cinco jornalistas esportivos: Suzi Martins, Jackson Pinheiro, Christiane Mussi, Alê Oliveira e Thiago Alves, que vai ancorar a programação, direto do estúdio, onde vai receber convidados especiais.

"São vários e diferentes ralis dentro de um só. São ‘gigantes por natureza’. Sempre me impressiono com a logística da montagem e desmontagem das vilas a cada etapa”, comentou João Palomino, CEO da LiveSports.

A programação diária começará às 8h com o “Levanta Poeira”, que terá três horas de duração ao vivo. No meio da tarde irá ao ar “Baixa Poeira”, boletim de 30 minutos direito da chegada. E, à noite, Alê Oliveira fará um balanço completo de cada etapa da prova: será o “Luar do Sertões”, direto de cada cidade-anfitriã, a partir das 20h. Além do lado esportivo, a programação vai mostrar ações sociais, culturais e ambientais promovidas pelo Sertões.

O esquenta da transmissão começou com sete episódios do podcast SertõesCast, apresentado por Thiago Alves, e 15 pílulas do especial “30 anos de história, conteúdo que pode ser conferido no canal Sertões, no YouTube.

Sertões 30 anos

/