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50% consideram carros eletrificados no Brasil, diz estudo
Metade das pessoas que comprou ou alugou um carro nos últimos dois anos ou pretende adquirir o bem nos próximos dois anos já considera carros eletrificados no Brasil.
O dado foi apurado pelo estudo "Shifting Gears: a Nova Dinâmica de Compra de Automóveis", da plataforma global de mídia Teads, que teve como objetivo destacar as principais motivações e os pontos críticos na compra de carross em geral e o processo de consideração e de decisão por motores híbridos e elétricos.
Foram ouvidas mais de 6 mil pessoas, em 16 mercados diferentes. Do total, foram 400 brasileiros, entre 18 e 55 anos, entrevistados nos meses de novembro e dezembro de 2023.
No Brasil, 47% consideram uma possível troca do seu veículo atual por um modelo similar; 26% pretendem comprar o primeiro automóvel; 20% têm a intenção de atualizar o veículo por um maior ou mais premium; e 7% buscam um carro adicional.
A pesquisa indica que os modelos de automóveis preferidos no Brasil são os modelos sedan (60%) e SUV (35%). Na sequência, aparecem hatchback (19%), pick up truck (18%), conversível (11%), coupé (5%), perua (3%) e mini-van (2%).
Em relação à fidelidade do brasileiro às marcas de automóveis, o estudo revela que a maioria dos brasileiros não tem uma relação de lealdade: quase nove em 10, estão abertos à troca. A média global é de 82%.
Sobre os veículos elétricos, três brasileiros em 10 já descartam o motor a combustão. Globalmente, 42% consideram somente motores híbridos ou 100% elétricos.
Sobre o papel do digital ao longo das etapas do processo de compra analisadas, 56% dos "auto intenders" brasileiros consideram que o ambiente online desempenhou um papel mais importante em comparação às compras anteriores. A média global foi de 43%.
Entre os brasileiros, 47% dedicam duas semanas ou menos para pesquisar diferentes modelos e marcas.
Os canais digitais se destacam no momento da descoberta pelo automóvel, segundo o estudo: sites das montadoras e revistas especializadas online se destacam (utilizados por 84% e 71% dos consumidores, respectivamente), enquanto os programas de TV automotivos são usados por 66%. Para nove em 10, peças publicitárias online "inspiram ações concretas". Entre os interessados por eletrificados, o índice é maior.