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Show da Black Friday

Live da Americanas estreia formato vertical e vendas em 10 canais

24.11.22

Em sua quarta edição, o Show da Black Friday (SBF), evento da Americanas produzido pelo YouTube e pela Play9, terá 3h30 de programação sob o comando de Felipe Neto, host da live commerce desde o primeiro ano, quando o formato que mistura vendas e entretenimento foi inaugurado no YouTube brasileiro. Uma das novidades é que o show será exibido em dois formatos: horizontal e agora vertical.

Neste ano, o clima da Copa vai invadir o SBF, que terá início nesta quinta-feira, 24, às 21h, terminando à 00h30h. Antes, foram preparados dois aquecimentos: entre 20h e 21h o show será o foco da transmissão do podcast PodDelas. E no Instagram da Americanas, entre 20h20 e 20h50, duas convidadas da atração entram no ar para esquentar o show de ofertas: Ana Clara e Ademara.

Vale lembrar que duas semanas antes, no Dia do Solteiro (11 de novembro), aconteceu a live 11/11, no YouTube e no app da varejista, que, durante duas horas, apresentou ofertas e desconto, num aquecimento para a Black Friday (que será nesta sexta-feira, 25). Nesse esquenta, a Play9 mobilizou oito influenciadores (leia mais aqui).

A quarta edição do Show da Black Friday é o ápice da estratégia da Americanas para a data, em ação batizada de Red Friday. A live terá ofertas exclusivas, muito entretenimento e brincadeiras virais. Os espectadores poderão aproveitar produtos com até 80% de desconto e até 50% de cashback com Ame. A WMcCann é a agência parceira da Americanas na campanha de Red Friday.

Felipe Neto, que também é sócio da Play9, terá como parceiros uma seleção de influenciadores. Ao todo, serão 17. Eles vão se dividir em dois times que vão disputar uma competição. Felipe vai atuar como se fosse juiz. Vão participar da live – além de Ademara (@ademaravilha) e Ana Clara (@anaclaraac) – Bruno Correa (@brunocorrea), Camilla de Lucas (@camilladelucas), Diva Depressão (Edu e Fih - @divadepressao), Gkay (@gessicakayane), Jooj Natu (@jooj), Lucas Rangel (@lucasranngel), Phellyx (@phellyxofficial), Raphael Vicente (@raphaelviicente), T3DDY (@t3ddyyyy), Vanessa Lopes (@vanessalopesr_) e Vittor Fernando (@vittorfernando). Um dos times será liderado por Gkay. O outro, por Lucas Rangel. No canal de Felipe Neto no YouTube, o lembrete para o evento anuncia ainda atração musical de Juliette.

A organização destaca que a participação da dupla Tata Estaniecki (@tata) e Bruna Unzueta (@boounzueta), apresentadoras do PodDelas (@poddelas), é uma inovação, já que marca a primeira vez em que um videocast faz a transmissão ao vivo do evento.

Os espectadores poderão assistir a live de qualquer lugar e em qualquer dispositivo. O SBF poderá ser acompanhado no canal da Americanas no YouTube - e no app - e também nos canais de Felipe Neto, Bruno Correa, PodDelas, GKay, Phellyx, T3DDY, Camilla de Lucas, Diva Depressão, Jooj Natu, Lucas Rangel e Vanessa Lopes.

Além disso, o Show da Black Friday vai operar a funcionalidade de live shopping do YouTube no canal da Americanas e nos canais dos influenciadores que estiverem transmitindo o evento pela plataforma. Ao todo, serão 12 transmissões simultâneas, sendo 10 delas com a funcionalidade de live shopping do YouTube.

Goleada

Este ano, aproveitando a realização do maior evento esportivo de futebol, preparamos um cenário especial inspirado nessa pegada e dividimos nossos convidados em dois times, que se enfrentarão em provas super divertidas. Quem vencer, liberará uma nova promoção especial para o público. Será uma goleada de grandes ofertas. Nessa Red Friday, nosso objetivo é levar não só promoções exclusivas, mas muito entretenimento e novidades para nossos clientes”, declarou, em comunicado, Aline Oliveira, head de marketing da Americanas.

Em 2021, a transmissão teve mais de quatro horas de show ao vivo, com um pico de 263 mil pessoas simultâneas. O tempo médio de visualizações do SBF do ano passado foi 67% maior em comparação com a live de 2020. Já o tempo total assistido por usuário único mais que dobrou em relação a 2020. Outro destaque foi que 91% da audiência foi acima de 18 anos.

A mistura de entretenimento com ofertas, o chamado shoptainment, já tinha lugar garantido nas estratégias das marcas desde antes da pandemia. A modalidade ganhou força no último ano, mas a Americanas é pioneira na operação de live commerce, ao se tornar uma grande patrocinadora do Show da Black Friday desde a primeira edição do evento, em 2019.

"O formato de live shopping no Show da Black Friday foi um sucesso e neste ano teremos uma novidade: serão diversos canais simultâneos com o recurso de shopping. Pela primeira vez, vamos ter o show também em formato vertical para que as pessoas possam assistir de qualquer lugar e realizar suas compras na plataforma", explicou Alessandra Gambuzzi, diretora de projetos de conteúdo do YouTube.

Estrutura

A Play9 informa que as ativações e os games acontecem em uma grandiosa arena de jogos. A altura total do cenário surpreende: são mais de 13 metros de altura. Serão 7 telões, além do uso de LED e iluminações especiais. O Glass, estúdio de transmissão vertical, remeterá a uma cabine de narração de jogos, e a piscina de bolinhas é mantida com destaque relembrando as edições anteriores.

"A estrutura e o crescimento do Show da Black Friday ano a ano mostram que a gente vem apostando em um modelo de shoptainment que é capaz de fazer com que as pessoas passem um tempo diante da tela que satisfaça, tanto do ponto de vista de diversão, quanto do ponto de vista de compras”, analisou João Pedro Paes Leme, sócio-fundador e CEO da Play9.

Para ele, a grandiosidade do evento que prepararam faz diferença. A edição 2022 conta com 2 cenários em 1 e dezenas de câmeras e de LEDs. “Essa magnitude do show, em termos de produção e também de números de influenciadores, é a resposta que se dá ao público, que é cada vez é mais demandante para um evento espetacular em uma data como essa", emendou.

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