arrow_backVoltar

Smartphones

As marcas + fortes e as que oferecem melhor custo/benefício

12.07.13


Estudo da empresa CVA Solutions apurou que, na percepção dos brasileiros, a Sony é a fabricante de smartphones que entrega mais ao usuário pelo valor pago. Em segundo lugar, aparece a Apple. A pesquisa foi feita com 7.018 usuários de celulares no Brasil.



Com base nas respostas, a CVA calculou um índice que mede a relação custo/benefício percebida pelos consumidores. Em smartphones (a pesquisa também avaliou o mercado de celulares simples), a Sony teve nota 1,05. A empresa japonesa foi a que mais avançou em relação à pesquisa feita no ano passado, quando a nota foi 1,01.



A Apple, quase empatada com a Sony, ficou com 1,04 neste ano. Na visão dos consumidores, os smartphones com a marca da maçã são caros, ainda que sejam campeões em facilidade de uso, durabilidade e qualidade dos aplicativos.



Em terceiro lugar, há empate entre Samsung, Nokia e BlackBerry, as três com nota 1,00.



A CVA também calculou outro índice, que mede a força da marca para o consumidor em porcentagem. O índice leva em conta a atração e a rejeição exercidas pela marca. Nesse quesito, a vitória é da Samsung, com índice 32,1%. No ano passado, a empresa sul-coreana atingiu apenas 16,4%. Ou seja, seu prestígio quase dobrou no Brasil.



A Nokia aparece em segundo lugar em força de marca, mas em queda. No ano passado, a empresa finlandesa liderava com índice de 33,2%. Neste ano, ficou com 23,4%.



A Apple vem em terceiro com 17,1%, número que assinala avanço em relação a 2012, quando tinha 13,4%.



Leia a matéria do Portal Exame na íntegra aqui.


Smartphones

/