Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
A onda de crescimento do app
Dois relatórios recentes demonstram que o TikTok teve uma ótima fase em 2019, onda que promete se manter em 2020. O Sensor Tower, um serviço de inteligência no mercado mobile, revelou que o app foi o segundo mais baixado do mundo no ano passado, atrás apenas do WhatsApp. Ou seja, superou o Facebook e o Messenger.
O TikTok teve 738 milhões de downloads em 2019, de acordo com o relatório. O WhatsApp, 849 milhões. É um aumento de 13% em comparação ao ano anterior. E a receita chegou a US$ 176,9 milhões, crescendo cinco vezes em relação ao obtido em 2018, quando o aplicativo chinês ficou em quarto lugar, dentre os downloads todos.
Em 2017, o TikTok nem havia aparecido na lista do Sensor Tower. E o Snapchat? Tanto no ano passado quanto em 2018 o app ficou em nono lugar no ranking do Sensor Tower. Em 2017, foi o sexto aplicativo mais baixado no mundo.
Outro relatório, The State of Mobile in 2020, da App Annie, companhia especializada em dados mobile, traz números um tanto diferentes, mas comprovam a força do TikTok.
Em relação a downloads feitos no mundo em 2019, o ranking indica que o Messenger ficou no topo, seguido por Facebook, WhatsApp, TikTok e Instagram. Tirando as companhias de Mark Zuckerberg, o app da plataforma chinesa ByteDance foi o que esteve mais em alta.
Já na análise do mercado americano, os aplicativos mais baixados no ano passado foram: Messenger, TikTok, Instagram, Netflix, Snapchat, Facebook, WhatsApp, Amazon e Spotify.
O relatório da App Annie destacou a performance do aplicativo chinês. "O tempo global gasto no TikTok cresceu 210% ano a ano em 2019, tanto pela expansão da base de usuários quanto pelo aumento do tempo gasto por pessoa". É verdade que boa parte desse desempenho se deve ao tamanho do mercado chinês. De acordo com a App Annie, os usuários da China representaram oito em cada 10 minutos gastos no aplicativo em 2019.
Mas, como se viu, nos EUA, apesar de falhas de segurança terem sido detectadas e de o governo ter impedido que militares da marinha e do exército usassem o app, o TikTok foi bem em 2019 e tem chances de se destacar também neste ano.