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NBS expande braço de Marketing Social
No início de 2012, a NBS criou seu primeiro negócio voltado para impacto social: a NBS Rio+Rio. Passados seis anos de trabalho de campo nas favelas do Rio, a agência decidiu expandir seu território de atuação lançando a NBS SoMa – Social Marketing.
A intenção é desenvolver e implementar projetos que promovam impacto positivo nas periferias das grandes cidades brasileiras, começando com projetos em São Paulo e Manaus. Todos os projetos vão seguir a mesma orientação: produzir alguma transformação na realidade dos moradores e, ao mesmo tempo, gerar retorno financeiro e/ou reputação para as marcas envolvidas.
“Nós acreditamos que a relevância das marcas está diretamente relacionada à sua capacidade de transformar a vida das pessoas e as favelas e periferias do país são territórios pujantes e repletos de oportunidade para essas transformações. Temos trabalhado com esse princípio já há alguns anos. Erramos, acertamos, aprendemos muito e estamos prontos para crescer e levar essa ideia para outras cidades do país”, explica Aline Pimenta, diretora de marketing social da agência.
Com iniciativas como o Projeto Favelagrafia, que mudou a vida de jovens fotógrafos de nove favelas, a NBS Rio+Rio trabalhou com clientes como O Boticário, Nike, Globosat (Gloob), Asics, Sanofi e Aegea. Foi também através da agência que o economista bengalês Muhammad Yunus, vencedor do prêmio Nobel da Paz, visitou o Santa Marta e conheceu alguns projetos idealizados e realizados por empreendedores brasileiros de favela.
A nbs SoMa seguirá o mesmo modelo da Rio+Rio, mas agora com abrangência nacional. Um dos objetivos da agência é liderar a discussão sobre a questão das periferias e o papel das marcas em processos de transformação social.
“As periferias brasileiras continuam muito fora do radar das marcas. São locais com enorme potencial, mas com demandas também gigantes. A SoMa acredita que as empresas podem - e devem - ter um papel ativo no preenchimento destas lacunas. Felizmente, entramos numa era onde a capacidade de produzir impacto social positivo vai ser cada vez mais um indicador fundamental de sucesso do desempenho de uma empresa”, destaca André Lima, co-CEO da NBS e responsável pela SoMa.
Os projetos da NBS SoMa poderão ser viabilizados por meio de verba direta ou por verba incentivada.