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‘Sometimes lighter is better’

Comercial de Heineken é acusado de racismo

27.03.18

Um comercial da Heineken Light que apresenta a assinatura "Sometimes lighter is better" (assista aquifoi acusado de "racista" pelo norte-americano Chance the Rapper.

O artista postou o filme e uma mensagem (aqui) em sua conta no Twitter, que tem mais de 7 milhões de seguidores, dizendo que, em sua opinião, algumas empresas estão propositadamente lançando peças publicitárias racistas para conseguir mais visualizações.

Chance escreveu: "I think some companies are purposely putting out noticably racist ads so they can get more views. And that shit racist/bogus so I guess I shouldn’t help by posting about it. But I gotta just say tho. The 'sometimes lighter is better' Heineken commercial is terribly racist omg"

A acusação provocou uma série de comentários sobre a mensagem, a favor e contra a posição do rapper.

Em seguida, a Heineken EUA se posicionou, com a seguinte declaração. "For decades, Heineken has developed diverse marketing that shows there's more that unites us than divides us. While we feel the ad is referencing our Heineken Light beer —we missed the mark, are taking the feedback to heart and will use this to influence future campaigns."

O comercial citado por Chance the Rapper, que foi veiculado na telinha norte-americana, mostra um garçom deslizando uma Heineken Light em um balcão de bar para uma mulher que parece insatisfeita com sua taça de vinho. A cerveja passa por várias pessoas negras antes de chegar à mulher branca.

Segundo o AdAge, "apesar das melhores intenções da Heineken, a justaposição das escolhas, do slogan e do elenco é desconcertante, especialmente em um ambiente no qual outras marcas têm sido apontadas por sua falta de sensibilidade cultural."

Mais tarde, o rapper esclareceu que ele não estava pedindo por um boicote à marca, mas simplesmente queria chamar a atenção para a questão.

Outras versões do filme que integram a campanha também procuram posicionar a Heineken Light como "melhor opção", em comparação a coquetéis e vinhos. A estratégia segue outras marcas de cerveja que se tornaram mais agressivas em suas comunicações contra vinhos e bebidas destiladas, que estão abocanhando parte do mercado de cerveja.

Com AdAge.

‘Sometimes lighter is better’

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