arrow_backVoltar

SOS Rainforest Live

Domingo, grande encontro para apoiar povos indígenas

19.06.20

Artistas brasileiros como Milton Nascimento, Caetano Veloso e Gilberto Gil, e internacionais como Jorge Drexler, Sting e Manu Chao serão atrações da SOS Rainforest Live, evento global que acontecerá neste domingo, 21, para apoiar povos indígenas ameaçados pela pandemia da covid-19. Líderes indígenas e ativistas do meio ambiente também estarão na live que, no Brasil, será às 16h no YouTube e no TikTok.

A SOS Rainforest Live é organizada pela Rainforest Foundation da Noruega, do Reino Unido e dos EUA, que vão receber doações durante o evento. O valor arrecadado irá apoiar organizações indígenas no combate ao novo coronavírus e também projetos dedicados aos povos indígenas e comunidades locais em seus esforços para proteger o meio ambiente.

Os povos indígenas estão entre os mais vulneráveis ao novo coronavírus devido à sua maior suscetibilidade a doenças respiratórias e virais, além do pouco acesso a instalações médicas adequadas. No entanto, são eles que protegem os ecossistemas que defendem o mundo do surgimento de pandemias. Temos de nos unir para apoiar os povos indígenas agora”, declarou Suzanne Pelletier, diretora executiva da Rainforest Foundation US.

Além de transmitir o evento, o TikTok lançará um desafio de dança, o #sosrainforestchallenge. Para cada espectador do evento na plataforma e para cada vídeo publicado com a hashtag da campanha, a empresa fará uma doação, até atingir o total de US$ 300 mil para a Rainforest Foundation apoiar os povos indígenas da Amazônia na luta contra a covid-19.

Conteúdo é muito relevante para nosso público e iremos apoiar esta causa não somente através da doação, mas também com a viralização e conscientização entre os usuários do TikTok”, diz Rafaela Furtado, diretora de parcerias estratégicas da companhia na América Latina.

Dança criada para o TikTok

A dança para o desafio foi criada pelo coreógrafo Cesar Viggiani, especialista em street dance, que participa de ações sociais no Centro de Artes Nós da Dança e Ação Cidadania. Como bailarino e coreógrafo, atuou na comissão de frente da Mangueira.

A coreografia do #sosrainforestchallenge é 100% inspirada nos movimentos das danças dos povos indígenas. Ela será executada por bailarinos que trabalham com Deborah Colker e youtubers indígenas.

Usuários do TikTok poderão gravar vídeos usando a hashtag da campanha e experimentar os movimentos de danças indígenas de forma criativa e divertida. O desafio vai de 21 a 28 de junho.

Artistas confirmados (em ordem alfabética): Afro B, Alan Parsons, AnaVitória, Anitta, Aterciopelados, Aurora, Barone (Os Paralamas), Blitz, Bomba Estéreo, Caetano Veloso, Café Tacvba, Carlinhos Brown, Chi Suwichan, Chico Cesar, Criolo, DJ MAM,  Dj Soul Slinger com Jorge Mautner, Djuenia, Duda Beat, Evandro Mesquita, Eric Terena, Falcão (ex O Rappa), Gaby Amarantos, Gean Pankararu, George Israel, Gilberto Gil, Iwan Fals, IZA, Jorge Drexler, Junior, Jupiter and Okwes, Lisa Simone, Lyla June, Maná, Manu Chao, Manu Gavassi, Maria Gadú, Mathilda Homer, Melim, Milton Nascimento, Nani Dias, OMI, Overdrive Duo, Rodrigo Santos (ex Barão Vermelho), Sandrayati, Sandy, Scorpions, Slank, Sting, The Fabulous Tab, Toni Garrido, Tropkillaz, Vanessa Falabella, Zeca Baleiro e Zelia Duncan.

Líderes indígenas e defensores de florestas tropicais ao redor do mundo: Joenia Wapichana, Sonia Guajajara, Dario Kopenawa Yanomami, Biraci Yawanawá, e Dinamam Tuxá do Brasil, Jorge Pérez e Ruth Zenaida Buendía Mestoquiari do Peru, Gregorio Diaz Mirabal da Coica, Rukka Sombolinggi, Api Jangutt, Emanuelle Peni, e Bustar Maitar da Indonesia, Saw Frankie Abreu e Peter Seintwa de Myanmar, Blaise Mudodosi, Patrick Saidi, Joseph Itongwa, e Kaneto da Republica Democratica do Congo,  Marie Ba'ane da República dos Camarões, e os jovens ativistas de midia indigena brasileiros Eric Terena, Walelasoetxeige Suruí, Tukumã Pataxó, Heloisa Ykanawá, Christian Wariú, entre outros.

Ativistas confirmados: Antônio Nobre, Gisele Bündchen, Camila Pitanga, Letícia Sabatella, Oona Chaplin, Wagner Moura e Sebastião Salgado.

Apresentação: Oona Chaplin, Letícia Sabatella, Camila Pitanga, Maria Gadú e Toni Garrido.

Parceiros indígenas e ONGs beneficiados: a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), a Hutukara Associação Yanomami, o Instituto Socioambiental (ISA), a Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN), a Comissão Pro-Índio do Acre (CPI/Acre), a Coordenadora das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB) e o Conselho Indígena de Roraima (CIR) no Brasil; a Coordenação Regional dos Povos Indígenas de San Lorenzo (CORPI-SL), a Federação Indígena de Madre de Dios (FENAMAD), a Organização Regional dos Povos Indigenas (ORPIO) e a Central Ashaninka do Rio Ene (CARE), do Peru; a Organização Nacional Indígena de Colômbia (ONIC), a Organização Zonal Indígena do Putumayo (OZIP), e a Fundação Gaia, da Colômbia; a Associação de Povos Indígenas (APA) da Guyana; Organizações Embera e Wounaan de Panamá; a Aliança dos Povos Indígenas do Arquipélago (AMAN) e a Fundação Econusa, da Indonésia; a Rede Karen Ambiental e Social (KESAN), de Myanmar; O Grupo de Apoio a Promoção e Inclusão de Mulheres, Jovens e Desempregados (APIFED), a República dos Camarões; Meio Ambiente, Recursos Naturais e Desenvolvimento (ERND), Grupo de Ação para Salvar a Humanidade e o Meio Ambiente (GASHE), Rede para a Conservação e Reabilitação de Ecossistemas Florestais (Réseau CREF) e Ação para a Promoção dos Povos e Espécies Ameaçados (APEM), da República Democrática do Congo, e o Centro de Apoio para o Desenvolvimento Sustentável (CADD), da República Central Africana.

SOS Rainforest Live

/