Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Lixo espacial na órbita da Terra em campanha da Serviceplan
Levantamento realizado pela Privateer, empresa de observação espacial cofundada por Steve Wozniak (da Apple), dá conta de que existem mais de 160 milhões de detritos espaciais produzidos pelo homem na órbita da Terra, formados principalmente por restos de satélites não resgatados.
Neste contexto, empresas, agências espaciais, cientistas, ativistas, universidades e outros especialistas se uniram para apoiar o projeto “Space Trash Signs”, que está transformando materiais abandonados em constelações formadas por detritos espaciais, cada uma representando um risco de impacto negativo no planeta.
Um dos principais objetivos é gerar discussões e sugestões práticas para solução do problema, a serem apresentadas na próxima reunião do Comitê das Nações Unidas para o Uso Pacífico do Espaço Exterior, em junho.
Entre as constelações criadas pela iniciativa (veja aqui) estão “A Bússola Quebrada”, que indica o risco da perda de serviços de navegação, que tornaria a aviação moderna impossível; “The Great 404”, em referência ao erro de “página não encontrada” da internet, que limitaria o uso da web por pessoas que dependem do serviço via satélite; ou “A Colheita Perdida”, representando a perda de dados ambientais que só podem ser recolhidos pelos satélites.
Cada constelação foi batizada com base na forma, origem e localização de cada conjunto de detritos: “A Colheita Perdida”, por exemplo, estava localizada sobre a biodiversidade da Floresta Amazônica e “The Great 404” sobre Burundi, na África Central, país com o menor número de usuários de internet.
“Desde o início dos tempos, os humanos olham para as estrelas em busca de significados. O ‘Space Trash Signs’ se baseia nessa visão universal para educar o público sobre a poluição espacial – um tópico que nos afeta muito, mas sobre o qual ninguém fala. É nossa responsabilidade, como especialistas em comunicação, mudar isso”, defende Alex Schill, diretor de criação do Serviceplan Group, que controla a Serviceplan Innovation Munique, agência responsável pela criação do projeto.
No site, há informações sobre o tema e sugestões sobre formas de agir. Também é possível assinar a “Carta Zero Detritos”, desenvolvida em conjunto por mais de 40 players ligados à indústria espacial.
Além da Serviceplan Innovation, participam da campanha Moby Digg (design), Eat, Sleep + Design (design), Jürgen Branz (som e áudio), Kimera (tipografia) e Non Zero (design digital e computação gráfica).