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As campanhas + inovadoras e eficazes na plataforma
O Spotify divulgou nesta segunda-feira, 01, as marcas e as agências que se destacaram em 2023 com campanhas veiculadas na plataforma. A segunda edição do Spotify Advertising Hits reconheceu os melhores trabalhos segundo critérios de criatividade, estratégia e eficiência. São dez categorias em disputa.
Para Priscilla Barsotti, diretora de vendas do Spotify no Brasil, a iniciativa demonstra como o serviço de streaming de áudio, além de abrigar criatividade, permite aumentar awareness, alcançar novos clientes ou gerar mais vendas.
Confira os trabalhos reconhecidos:
Categoria: Top Hit - Campanha
“Omo Vibes”, da Unilever/ Omo, por Initiative.
A campanha integrou a nova linha de sabão líquido, inspirada em gêneros musicais populares no Brasil, com a experiência do usuário. Ela mostrou que ouvir música é uma atividade para qualquer momento do dia, inclusive lavar roupa.
Categoria: Feat - Campanha com utilização de música
“Blackinho Poderoso”, da Johnson's, por Initiative e Suno.
Para o lançamento de uma linha de xampus infantis voltada para cabelos crespos, a Johnson’s apostou em uma música voltada para a família cantar junto. A peça deixou claro o propósito do produto ao mesmo tempo em que trouxe uma mensagem de empoderamento e diversão para as crianças.
Categoria: Pod Falar - Campanha com utilização de podcast
“Samsung Galaxy S23”, da Samsung, por Fbiz.
Para a chegada do Galaxy S23, a Samsung aproveitou a temporada de festivais de música com uma campanha de áudio e vídeo que incluiu a utilização de podcasts para veiculação de spots customizados, contextualizando o lançamento dentro do tema principal de cada programa.
Categoria: Ao vivo - Ativação ao vivo
“Creme é Salon Line”, da Salon Line, com criação interna.
A Salon Line esteve no evento Experiência creme, que o Spotify realizou no ano passado. Sua ativação na data, aliada a uma campanha de divulgação com diversos formatos e conteúdo pós-evento, fez com que a marca fosse reconhecida na categoria. Salon Line aproveitou o fato de que o nome do evento - e da playlist que deu origem a ele - é o do seu principal produto e também investiu na afinidade que os gêneros celebrados por creme (trap e funk) têm com o seu público-alvo.
Categoria: Win-fluencer - Campanha com creators
“Brahma feat. Sertanejo”, da Brahma, por Soko & Diverti. E também “Bora render Ipimax”, da Ipiranga, por Mutato & I-Cherry.
Brahma criou uma experiência personalizada para evidenciar que todo mundo tem um pouco de sertanejo na própria história - e em suas playlists -, utilizando spots gravados por artistas nacionais de diferentes gêneros. Já Ipiranga trouxe uma experiência musical para o Spotify para divulgar o conceito "Bora Render", do combustível Ipimax, utilizando uma nova versão de um dos grandes hits do sertanejo do ano passado.
Categoria: Pulso - Campanha relacionada a momento cultural
“Attenzione Pickpocket”, para Nubank, com criação interna.
De olho no meme “Attenzione pickpocket”, que surgiu com base em ataques de trombadinhas em Veneza, que viralizou no ano passado, o Nubank alertou clientes sobre golpes que eles podem sofrer em suas contas. A campanha foi produzida em 48 horas.
Categoria: Na Grade - Estratégia de audiência
“Big Mac. Pra todo mundo”, do McDonald’s, por Galeria.
A ação teve como objetivo gerar awareness entre a geração Z para o Big Mac com o lançamento de duas versões do lanche. Como parte de uma campanha multiformato, foram criados spots com a reinterpretação do clássico jingle em gêneros diferentes: funk, pop, trap e sertanejo veiculados para suas respectivas audiências na plataforma.
Categoria: Novo Beat - Estratégia de marca mais inovadora
“Omo Vibes”, da Unilever/ Omo, por Initiative & Dark Kitchen.
A Unilever utilizou o mix de formatos com peças segmentadas para momentos diferentes para engajar consumidores, convidando-os a experimentar as cinco versões de Omo, cada uma atrelada a um gênero musical. As peças da campanha eram ricamente ilustradas coloridas, assim como as embalagens do produto.
Categoria: Shuffle - Campanha multiformato
“Vou de Volks - The Town”, da Volkswagen, por AlmapBBDO.
Para comemorar a primeira edição do festival The Town, a Volkswagen, patrocinadora do evento, criou uma campanha que utilizou os diferentes formatos comerciais do Spotify. A ação incluiu experiência digital, áudios, display, vídeo, patrocínio de playlists e podcast, amplificando o conceito “Vou de Volks” e gerando resultados para a marca.
Categoria: Aulas - Uso de formato em uma campanha
“Juntos Jontex”, da Jontex, por BETC Havas / Agência 947.
Utilizando a “Sessão Patrocinada”, formato que oferece aos usuários 30 minutos de música sem interrupções viabilizados por uma marca patrocinadora, a Jontex encontrou o espaço para abordar, de maneira criativa, como seu principal produto permite que casais curtam momentos de prazer sem interrupções.