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Venda de publicidade: Twitter tem queda. TikTok e Pinterest crescem
As principais agências de mídia nos EUA retiraram a verba publicitária de seus clientes do Twitter depois que o bilionário Elon Musk assumiu a empresa, levando a uma queda de 46% ano a ano nas vendas de peças publicitárias na plataforma.
A queda não ocorreu com o restante dos players da mídia social, de acordo com a empresa de análise de publicidade Standard Media Index, em matéria do AdAge.
“Novembro é normalmente um dos três primeiros meses em termos de investimentos em publicidade para o Twitter”, disse Nicole McCurnin, diretora de insights de publicidade do Standard Media Index. “Portanto, o fato de ter caído quase 50% é significativo, obviamente.”
O Standard Media Index rastreia as faturas mensais das principais holdings de mídia e das principais agências de publicidade independentes. Os dados são limitados apenas às marcas que investem por meio dessas empresas, portanto, não incluem 100% dos anunciantes do Twitter. Ainda assim, a linha de tendência nos dados era clara: os investimentos dos anunciantes nos EUA no Twitter caíram 46% em novembro de 2022 em relação ao ano anterior, de acordo com o Standard Media Index.
Enquanto isso, os investimentos com publicidade em mídias sociais em geral, incluindo Meta, TikTok, Snap e Pinterest, caíram 2% ano a ano, de acordo com o Standard Media Index. “A maioria deles estava registrando crescimento em novembro”, disse McCurnin ao AdAge. “E o TikTok aumentou significativamente.”
Confira abaixo a variação das vendas de peças publicitárias nas plataformas de mídia social em novembro de 2022 em comparação com novembro de 2021, segundo a Standard Media Index:
Meta Platforms Inc. -4%
ByteDance Ltd. (TikTok) +72%
Snap Inc. +2%
Pinterest +13%
Twitter -46%
Mercado total -2%
Recentemente, o Twitter adotou como feed padrão a linha do tempo algorítmica "Para Você" para o sistema iOS (do iPhone), uma mudança que gerou reclamações de usuários, leia aqui.
Leia a matéria do AdAge na íntegra, aqui.