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Ações aquecem estreia da nova temporada
A tão aguardada quarta temporada da série “Stranger Things” estreia nesta sexta-feira, 27. Mas muita coisa já aconteceu e está acontecendo por aqui e em outros países. A produção, que é uma das apostas da Netflix para novas assinaturas neste segundo trimestre, costuma render ações divertidas para fazer os fãs entrarem no clima. Desta vez não foi diferente.
No Brasil, uma ação bem recente é o lançamento do combo Stranger Menu, uma edição limitada do Burger King que entra no cardápio nesta quinta-feira, 26, véspera da estreia da primeira parte da quarta temporada (que está dividida em dois volumes). O lanche especial, preparado para atiçar o coração e o apetite dos fãs, é composto de Waffle Burger, Batata Hellfire, Sundae Demogorgon e uma tatuagem temporária exclusiva. Uma caixa foi criada para fazer parte da ação.
Para quem quiser conhecer mais sobre o menu feito para a série – que será vendido enquanto houver estoques –, o BK lança uma página invertida em seu aplicativo. O consumidor terá acesso ao Stranger Menu quando colocar o app de cabeça para baixo. No período, as compras feitas pela ferramenta, além de terem preços promocionais, trarão ao consumidor a possibilidade de pontos em dobro no Clube BK, programa de fidelidade da marca.
No mundo invertido
Para oferecer mais experiências para os fãs, a rede promove uma imersão em dois de seus restaurantes na capital paulista. Nesta quinta, as lojas da avenida Paulista e da Praça Panamericana serão transformadas em “fortalezas” para proteger o público do mundo invertido. No lado externo, as pessoas poderão ver elementos desse outro mundo, indicando o perigo iminente.
Por dentro das unidades, o ambiente terá espaços como a pista de patinação Rink-o-Mania e o Clube Hellfire, que marcam a nova temporada da série. As ativações ainda incluem uma versão diferenciada do drive-thru: o Stranger-Thru, que propõe uma passagem por um “portal interdimensional”.
“Buscamos promover experiências únicas para os nossos clientes, seja com produtos icônicos ou com vivências exclusivas. Em nossas estratégias e comunicações, levamos em consideração suas paixões e seus assuntos favoritos e, por isso, nos unimos à Netflix para essa ação especial, que promove uma verdadeira imersão no universo de Stranger Things”, conta Juliana Cury, diretora de marketing e inovação da BK Brasil, máster franqueada das marcas Burger King e Popeyes no país.
Maratona e embalagem temática
A marca Bis, da Mondelez, aproveita a campanha "a-BIS-tinência", criada pela David, que fala do descontrole que surge diante da vontade de comer o wafer, e embarca na onda da série. Em parceria com a Netflix, a empresa elaborou uma embalagem temática em tamanho gigante para as maratonas de Stranger Things 4 do Volume1 e para o Volume 2, que entra na plataforma em 01 de julho.
Isso quer dizer será disponibilizado um produto com 80 unidades. A embalagem especial estará à venda no final de maio, pelo Rappi Turbo e iFood. O preço sugerido é de R$23,99.
Outra novidade é que as tramas da série inspiram os novos filmes da campanha "a-BIS-tinência", lançados a partir desta terça-feira, 24 (veja abaixo um dos comerciais e também a Ficha Técnica). O plano de mídia contempla filmes de 15” e 6” para digital. Além disso, o Bisquad, time de influenciadores e embaixadores da marca, vai ajudar na amplificação da campanha em todas as plataformas.
“Conectar a série com a nossa campanha é uma forma divertida de garantir Bis em tantas maratonas que estão por vir com o tão esperado lançamento da nova temporada de Stranger Things”, comenta Fabiola Menezes, diretora de marketing de chocolates da Mondelez Brasil.
Eclipse
A Netflix também criou uma estratégia para promover sua série. E o fez com um toque de oportunidade. Aproveitando o eclipse total da lua que aconteceu na madrugada do dia 16, a plataforma estreou um filme criado pela Droga 5 São Paulo e produzido pela Landia.
Na peça, a música “Total eclipse of the heart”, de Bonnie Tyler, que foi um sucesso na década de 1980, é a base da trilha que embala cenas da série e outros momentos interpretados para a realidade atual, como a notícia do eclipse. Alguns trechos da nova versão, que se chama “Total eclipse of Hawkins” (a cidade onde se passam os acontecimentos estranhos), traz expressões de hoje para aumentar a conexão com o público. Uma delas é “logo boto um cropped para reagir”.
O filme, que estreou no YouTube no dia 15, já bateu 5,5 milhões de visualizações (veja abaixo). Na descrição está: “É o eclipse total da lua. É a abertura do portal para o mundo invertido. É a maior batalha de todos os tempos que está quase começando. E temos a trilha perfeita para esse momento. Preparem-se, dia 27 de maio é o começo do fim”.
A Ficha Técnica da campanha "SOS Nerds" pode ser conferida mais abaixo.
Show nos EUA. Só nos EUA
E já que a música dos anos 80 dá o tom da série, a Doritos e a Slap Global nos Estados Unidos inventaram um festival dedicado a “Stranger Things”, o “Live From The Upside Down”. Ele aconteceu na segunda-feira 23, mas só pode ser visto nos EUA e por quem adquiriu ingressos por meio da compra de um produto específico, o Doritos 3D Crunch, com embalagem dedicada à série. Também era possível reservar um ingresso por meio de um site feito para a ação.
A ideia da campanha é contar que era para acontecer o Doritos Music Fest em 1986, época em que vivem os personagens de “Stranger Things”, e nas imediações de Hawkins. Mas subitamente os artistas convidados desapareceram. E, assim, o show foi cancelado. No “Live from the Upside Down” as atrações do “festival que nunca aconteceu” são reencontradas: The Go-Go's, Corey Hart e Soft Cell. A eles se juntou uma estrela moderna: Charli XCX.
Parceria com Netflix
A Vivo aposta em uma campanha da Vivo Fibra que celebra a estreia da quarta temporada. O novo filme, criado pela Africa, mostra os elementos do universo da série tomando conta da vida real, guiados pelo rastro de fibra da Vivo. Além do filme, a campanha aposta em conteúdos diferenciados para os canais digitais da Vivo e ambientação de lojas para envolver os fãs de “Stranger Things” – peças para OOH também fazem parte da estratégia em diversas cidades.
Com a assinatura “O mundo invertido chegou mais veloz do que nunca”, o comercial mostra um grupo de amigos assistindo a série em uma casa até ela ser invadida pelo mundo invertido com a ajuda da ultravelocidade da Vivo Fibra. Com direito ao surgimento de um “demodog”, mensagens codificadas e luzes piscando, a produção conta ainda com um compilado de imagens da série. O filme tem exibição em TV aberta, TV paga e nos canais digitais da marca. Veja mais abaixo.
A campanha faz parte da parceria entre Vivo e Netflix, iniciada em 2019. Ela conta com uma oferta especial: quem quiser, pode aproveitar a estreia de Stranger Things 4 Vol.1 para adquirir um pacote que inclui Vivo Fibra e Netflix por R$129,99 por mês.
Maquiagem e esmaltes
Na esteira do sucesso da série, foram programados lançamentos de produtos desenvolvidos em parceria com a Netflix. A Mac Cosméticos preparou uma linha que traz o título na embalagem. São duas paletas para olhos, dois blushes, cinco brilhos labiais e dois pincéis. As cores lembram tons da década de 80 ou trazem toques mais sombrios. A coleção Mac x Stranger Things, uma edição limitada, brinca com a ideia de transportar o público para os corredores de Hawkins High, a escola dos jovens personagens. Os produtos podem ser comprados no site da Mac ou nas lojas Sephora.
A Impala também criou sua linha Stranger Things. De acordo com a marca são dois mundos em uma mesma coleção de esmaltes. O conceito explora a nostalgia de Hawkins High, com seis cores com acabamento cremoso, e os mistérios do mundo invertido, que traz cinco cores que têm o efeito "cat eye" (que acrescenta brilho na produção).
Resumão
Com tudo isso, é claro que os fãs correm para relembrar o ponto em que a história parou. A Netflix brasileira montou resumos das temporadas passadas para quem quiser reviver momentos cruciais da trama. Além disso, foram liberados, na semana passada, os primeiros oito minutos do capítulo 1 da temporada 4, volume 1.
Temporada 1
Temporada 2
Temporada 3