Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Monstro é metáfora para acúmulo de coisas, em campanha da Ikea
A rede de móveis Ikea no Canadá mantém uma abordagem focada em um futuro de varejo mais sustentável. Em sua nova campanha, criada pela Rethink, o anunciante mostra as possibilidades de se reutilizar móveis antigos.
A inspiração para a comunicação veio de pesquisas, realizadas todos os anos pela marca, para ter uma ideia de como é a vida em casa. A Ikea detectou que as pessoas ficam impressionadas com o que acumulam e estão procurando maneiras de desorganizar.
Mas livrar-se de coisas que não queremos mais pode ter consequências ambientais. Como o país que mais desperdiça per capita no mundo, o Canadá tem um longo caminho a percorrer.
"Precisamos encontrar alternativas para um sistema circular", comenta Anna Granath, desenvolvedora de produtos da Ikea da Suécia, referindo-se ao conceito em que os produtos recebem nova utilização. "Não é apenas um modelo para um planeta mais verde e saudável, mas também uma mentalidade. E a Ikea está adotando isso".
Na sua nova campanha, a rede de móveis pretende mostrar que existem formas mais responsáveis de se livrar de coisas que não geram mais alegria. Muitos desses móveis desperdiçados podem ser atualizados, recondicionados ou, no caso da Ikea, revendidos por meio de seu programa de devolução, que permite trazer de volta móveis da rede pouco usados em troca de crédito na loja.
O comercial "Stuff Monster" (assista abaixo) mostra que deixar móveis usados de maneira responsável não é bom apenas para o planeta, mas também para o próprio consumidor.
O monstro do filme é uma metáfora para os pertences que acumulamos e que nos pesam. O enredo segue o protagonista, que é literalmente composto por móveis antigos da Ikea, que oferece peças para serem reutilizadas. Quando o monstro vê seus pertences ganhando nova vida, torna-se mais leve e mais feliz, revelando finalmente o humano por trás do monstro.
A campanha inclui, além do comercial para TV, peças para mídia OOH.