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Supermercado

Espaços divididos reduzem gastos com lojas

05.12.08

O varejo supermercadista brasileiro, seguindo uma tendência internacional para reduzir custos fixos, começa a reforçar uma estratégia recente, de abrir redes distintas no mesmo espaço físico, como é o caso da parceria entre a varejista de materiais para construção Leroy Merlin e o Grupo Pão de Açúcar, ou da Dicico, parceira no Brasil do Carrefour e do BIG (Wal-Mart).


Agora, a nova onda é concentrar o maior número de serviços no ponto-de-venda, ao inaugurar pólos atacadistas colados ao varejo - ação adotada pelo sócio majoritário da rede Pão de Açúcar, Abilio Diniz.


Nesta segunda-feira (08), Diniz abre uma unidade da bandeira de atacado e varejo (atacarejo) Assai, integrada à operação do hipermercado Extra João Dias, na zona sul da capital paulista, separados apenas por uma parede transparente de acrílico.


A idéia de conceber um "power center", como foi batizado esse conceito de duas lojas no mesmo espaço físico, surgiu após viagens de Diniz, para conhecer operações varejistas no mundo.


"Tivemos como benchmark operações conduzidas pelas redes norte-americanas Wal-Mart com o Sam's Club e a Costco", diz José Roberto Tambasco, vice-presidente comercial e de operações da holding.


A meta do Pão de Açúcar para o Assai no próximo ano é avançar no Estado de São Paulo e chegar às capitais Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF) e Belo Horizonte (MG).  As novas lojas contemplarão o modelo tradicional e o "power center".


O Assai fechará este ano com o dobro de lojas frente a 2007, totalizando 28, e lucro bruto 40% maior até o terceiro trimestre, com R$ 50,1 milhões.


Com informações do DCI, na íntegra aqui.

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