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Sustentabilidade

As marcas + associadas a práticas de ESG

03.12.21

A Natura é a marca mais associada pelos consumidores a ações ambientais, sociais e de governança, princípios da agenda ESG (Environmental, Social and Corporate Governance), segundo o estudo Índice GPS (Global Positioning On Sustainability), realizado pela consultoria Walk The Talk, by La Maison.

Também estão associadas espontaneamente ao tema Greenpeace, Unilever, Ypê, Nestlé e Boticário.

Segundo a pesquisa, entre as 10 categorias analisadas, aquelas ligadas a itens não saudáveis - cervejas, snacks e fast food - e aos bancos são associadas a menor atuação socioambiental e têm maior rejeição por parte do consumidor.

O estudo também detectou que o público acredita que as empresas devem ser "agentes de mudança na sociedade", por outro lado, um de cada três brasileiros acredita que nenhuma marca é ativista.

Para avaliar a percepção sobre 22 temas considerados relevantes em ESG, foram entrevistadas 2243 pessoas, entre 16 e 64 anos, das classes A, B e C, nas cinco regiões brasileiras, entre setembro e outubro de 2021. Para elaborar o Índice GPS foram realizadas análises estatísticas, com avaliação em pontos, em que a cotação mais baixa no índice era de até 200 e a mais alta acima de 600.

Confira abaixo o ranking das marcas em ESG, segundo a Walk the Talk. O número ao lado corresponde ao Índice GPS.

ÍNDICE ALTO (ditam novas tendências)

Natura 528

Ypê 401

Nestlé 374

Ambev 323

Itaú 307

ÍNDICE MÉDIO (tem apelo emocional com consumidor, mas exploram poucas agendas ESG)

Guaraná Antarctica 298

Omo 289

McDonald's 279

Avon 269

Coca-Cola 256

 

ÍNDICE RAZOÁVEL (são consideradas verdadeiras, mas pouco atuantes)

AMAZON 232

HEINEKEN 229

DANONE 227

MERCADO LIVRE 200

BURGER KING 217

MAGALU (citada em questões sociais e pouco relacionada às ambientais) 214

MARISA 205

CLUB SOCIAL 202

DOVE 201

 

ÍNDICE BAIXO (não associadas a ESG)

Americanas 176

Doritos 170

XP 158

Sustentabilidade

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