arrow_backVoltar

SxSW 2022

Líder-ícone da Nintendo não crê no metaverso de Zuckerberg

16.03.22

Fãs da Nintendo conhecem o homem: Reggie Fils-Aimé. O ex-presidente da operação nos Estados Unidos virou um ícone para os gamers fiéis à marca, sobretudo porque ele trouxe novos ventos para a companhia, onde entrou em dezembro de 2003. E isso sob as benções das lideranças no Japão. Tanto que, junto com Satoru Iwata, CEO global da empresa falecido em 2015, ele tornou seu nome popular não apenas no mercado como entre os consumidores.

Parte dessa história ele contou em um dos palcos do SxSW 2022. Entrevistado pela jornalista Emily Chang, da Bloomberg, Reggie falou de sua infância e de como chegou ao posto número 1 da Nintendo na América do Norte. Filho de imigrantes haitianos, ele viveu no Bronx tão logo chegaram aos EUA. Uma cena vivida com seus 4 anos, quando viu marcas de sangue pelas escadas do prédio onde vivia. Um homem tinha sido esfaqueado. Isso fez com que seus pais se esforçassem para mudar de lugar e garantir uma infância segura para Reggie. Eles também fizeram com que o filho percebesse a importância da educação para garantir seu futuro e ele se dedicou a isso com afinco, a ponto de conquistar uma bolsa e estudar na Cornell University. Hoje, Reggie dá aulas de liderança e inovação na Dyson Undergraduate Business School da instituição.

Na carreira, ele foi executivo de marketing e vendas de companhias como P&G, Guinness e Pizza Hut até reforçar o time da Nintendo. Antes de entrar na companhia, ele já jogava videgame com seus filhos. Ao ingressar na empresa, aceitou o papel de vp executivo da área onde costumava trafegar (vendas e marketing). E em 2006 assumiu como presidente da operação, sendo o primeiro afro-americano a ocupar o posto.

Seu prestígio vem muito das decisões que tomou. Com as vendas do Nintendo DS e do Nintendo Wii, a companhia focou mais no consumidor casual – e menos no gamer raiz. Com isso, as vendas subiram fortemente no mercado americano. O trabalho de marketing contribuiu intensamente para o sucesso do Wii. Mas o carisma de Reggie nas apresentações da marca também ajudou a consolidar seu nome. Ele se aposentou e se retirou da companhia em abril de 2019.

Do alto de sua experiência, como vê o metaverso? Reggie começou dizendo que a pergunta mais importante é saber o que é o metaverso. Como visto nos painéis do SxSW, os conceitos se diversificam. “Para mim é como a nuvem cinco anos atrás e mesmo como a internet há 20 anos. É um rótulo o qual toda empresa vai tentar agarrar de tal modo a dizer seu negócio faz parte do metaverso”, observou. Para ele, metaverso é um espaço digital onde você interage com amigos num ambiente social e gamificado. Elementos do metaverso já existem. Basta ver o Fortnite, onde artistas famosos interagem com os fãs. Ou conferir as experiências oferecidas por marcas que acontecem no Roblox.

E nesse ponto Reggie destacou que sua visão difere de algumas compartilhadas por aí. Emily comentou que o Facebook mudou até seu nome para Meta. Ao que o ex-presidente da Nintendo reagiu dizendo: “não compro a ideia deles”. Para Reggie, a definição que eles estabeleceram para metaverso não será bem sucedida.

Para começar, segundo ele, o Facebook não é uma companhia inovadora. “Eles adquiriram empresas interessantes, como Oculus e Instagram”, declarou. Mas isso mostra que eles compram as ideias de outras pessoas. Sua essência, portanto, não é inovadora. Com isso, Mark Zuckerberg está errado? “Bem, acredito que para ser inovador, é preciso que você coloque o consumidor em primeiro plano. Eu não acho que é o caso deles. Eles pensam primeiro nas receitas publicitárias”, explicou.

Como se o argumento não bastasse, Reggie ainda salientou que a companhia não tem um histórico bom em relação a produtos físicos. Equipamentos para realidade virtual exigem mais dinheiro do consumidor. E, no entender do antigo executivo da Nintendo, a realidade aumentada têm mais chances de emplacar entre os brasileiros do que a virtual.

Clubeonline está no SxSW 2022 por conta do patrocínio de Africa; Arena; Beats; Chucky Jason; Live; Mutato; Netza&cossistema; New Vegas; 99; Publicis Brasil; Smiles e Soko.

Leia anteriores valiosas sobre o evento aqui, aqui, aqui, aqui, aquiaqui aqui.

SxSW 2022

/