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O Futuro da Propaganda Nativa
O termo Native Advertising (Propaganda Nativa) está sendo muito usado aqui no SxSW. Os grandes conglomerados de comunicação passaram a disponibilizar para os anunciantes parcerias comerciais onde determinado conteúdo pode ser atrelado à determinada marca. Algo bastante mais sofisticado do que o antigo e enjoativo 'publieditorial'. E que pode ter como suporte diferentes mídias.
Esse tipo de propaganda já vem movimentando cifras significativas. Em tempos onde todos falam mal dos banners, o The New York Times, por exemplo, anunciou aqui em Austin que 10% do seu faturamento digital vem de posts pagos, de aproximadamente 40 anunciantes.
Essa prática, que arrepia os cabelos dos que levantam a bandeira de que conteúdo não se mistura com propaganda, está sendo amplamente discutida em todos os mercados, pois, segundo especialistas, feita de forma adequada, a propaganda nativa pode representar um grande ganho até mesmo para os consumidores.
No painel "O Futuro da Propaganda Nativa", Nikhil Sethi, CEO da Adaptly, agência especializada em mídias sociais, enfatizou que o crescimento da propaganda nativa e experiências conectadas está diretamente ligado à qualidade do conteúdo e ao engajamento que ele pode promover.
Segundo o eMarketer, 73% dos publishers americanos oferecem algum tipo de propaganda nativa, criando um mercado que deve movimentar $4.57 bilhões até 2017.
Estudos afirmam que o consumidor prefere ver (25%) e compartilhar (13%) propaganda nativa do que banners. E, mais importante, 18% dos consumidores se mostram dispostos a comprar o produto depois de serem impactados por esse tipo de abordagem.
Os participantes do painel enfatizaram, no entanto, a importância da transparência, relevância e pertinência. "É fundamental que o usuário saiba que àquele conteúdo é patrocinado pela marca X", afirmou Sethi. "E de nada adianta ele receber um conteúdo super interessante, mas que não promova nenhuma conexão com a marca em questão", pontuou.
Por essas e outras, grandes publishers presentes no festival acreditam que parcerias com agências criativas é fundamental para o fortalecimento dessa nova ferramenta, que ainda engatinha e passará por grandes acomodações, até amadurecer.
O Clubeonline está no SxSW 2015.
A cobertura é um oferecimento da BorghiLowe, DM9DDB, FCB Brasil e HungryMan.
Leia anterior sobre SxSW aqui.
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