Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Coppola recebe projetos e quer alavancar jovens cineastas
Imagine para um ou uma jovem aspirante a cineasta ou no início de carreira, sem nenhum contato no mundo do cinema nem oportunidades de tornar esse sonho realidade, poder apresentar seu trabalho para Roman Coppola. Ele mesmo, o cineasta, produtor e roteirista indicado ao Oscar de melhor roteiro original como coroteirista, ao lado de Wes Anderson em "Moonrise Kingdom" (veja o trailer aqui). E que traz consigo relacionamentos valiosos de uma família ícone no mundo do cinema, por décadas, capaz de transformar qualquer ideia em realidade. Sim, filho de Francis Ford Coppola, que por sua vez é filho do compositor Carmine Coppola, e pai não só de Roman, quanto da cineasta Sofia Coppola, avô da também cineasta Gia Coppola, tio do ator Nicolas Cage e irmão da atriz Talia Shire.
Imagine que além dele, Steven Soderbergh, diretor, produtor, roteirista, diretor de fotografia, editor e um dos pioneiros do cinema independente moderno, também pode acessar o trabalho e, se gostar, incentivá-lo de várias formas. E que esse ou essa jovem não precisa pagar nada por isso, apenas usar seu talento e criatividade para defender sua ideia.
Isso é possível por meio da Decentralized Pictures, ou DCP (acesse o website aqui), organização sem fins lucrativos da qual Roman Coppola é co-fundador e sobre a qual falou ao apresentador de um dos painéis do SxSW 2022, Wajahat Ali. Basta criar uma conta, sem nenhum investimento, fazer upload do projeto através de imagens, entrevistas, textos, ou o que a criatividade mandar, e torcer para que o público goste e vote, alavancando a posição do trabalho na plataforma. É a tecnologia trabalhando a favor da produção de cinema e levando oportunidades para onde talvez elas nunca existissem. "Sou de uma família que sempre usou a tecnologia à serviço da produção cinematográfica. Meu bisavô criou a máquina que permitiu sincronizar o som no jazz. Meu pai fez inovações no som do cinema utilizando a tecnologia", conta ele, que agora pretende derrubar barreiras, como agentes, grandes e inacessíveis estúdios e a falta de investimento, para trazer à tona talentos e suas obras.
"Somos uma comunidade que compartilha responsabilidade, é transparente e valoriza o que engaja e agrada o público", explica ele sobre a DCP. No entanto, diferentemente do modelo de crowdsourcing que levanta dinheiro para patrocinar projetos, no modelo de blockchain que utilizam, são usados tokens, que no caso são chamados FILMCredits, para viabilizar um filme. Eles não têm um valor monetário que poderia ser trocado ou utilizado fora do universo cinematográfico, mas têm o poder da troca necessário para colocar uma ideia em pé.
Claro que há investimento envolvido para manter a organização atuante, como incentivos financeiros por meio de premiações para projetos que façam brilhar os olhos. E o grande apoiador que, mais do que entusiasta faz um aporte de alguns milhares de dólares, é Steven Soderbergh.
A DCP começou a ser idealizada há quatro anos e meio, e hoje tem parceria com todas as escolas de cinema dos Estados Unidos e com estúdios e produtores, já que pretende se tornar um celeiro de talentos e novidades. Também está conectada à American Zoetrope, empresa da família Coppola que reconhece o cinema como arte vital, que não pode ser controlada apenas por grandes grandes corporações.
A cineasta Sofia Coppola também faz parte do board da DCP e, segundo ele, tem o olhar muito atento para cineastas mulheres e temas relacionados à mulher.
Roman contou que seu pai Francis está trabalhando em um filme e tem trazido jovens para os ensaios. E que tem sido inspirador para todos os envolvidos.
Antes de encerrar a conversa, Coppola revelou que, além da DCP, outra paixão na qual está envolvido é a casbu.net, uma plataforma que, segundo ele, revoluciona toda a forma de comunicação por mensagens online que conhecemos hoje. "Se você, como eu, também está insatisfeito com as mensagens por emails e outros meios que temos hoje, visite a plataforma e você vai se surpreender", convidou. Demos uma espiada e a primeira definição que encontramos foi: "Casbu é uma alternativa ao e-mail, que permite a tomada de decisões por qualquer pessoa, de forma elegante, visualizando a prioridade da mensagem e pausando a comunicação sem perda de informações que sejam sensíveis ao tempo". Seria uma mistura de email com mensagens instantâneas interativas e um personal organizer eletrônico incluído? Parece.
O Clubeonline está no SxSW 2022 por conta do patrocínio de Africa; Arena; Beats; Chucky Jason; Live; Mutato; Netza&cossistema; New Vegas; 99; Publicis Brasil; Smiles e Soko.