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Breonna's Garden: AR e arte por justiça, cura e amor
Na noite de 13 de março de 2020 policiais de Louisville, Kentucky, nos Estados Unidos, assassinaram Breonna Taylor, 26 anos, em sua casa, durante uma batida policial. Neste vídeo (link), "The New York Times" traz reportagem que inclui a reprodução do assassinato, incluindo depoimentos de Kenneth Walker, namorado de Breonna, que estava com ela na hora dos disparos e se emocionou, assim como outros presentes, durante o painel "Breonna's Garden: How we grow the world we want", apresentado na tarde desta quarta-feira, 16, no SxSW 2022.
À esquerda dele, no palco do festival, estava a irmã caçula de Breonna, Ju'niyah Palmer. Os dois se tornaram produtores, ativistas pelos direitos humanos e por justiça, e responsáveis pela The Breonna Taylor Foundation.
O caso é mais um entre milhares e aumenta estatísticas que se sobrepõem. Informações do banco de dados do "The Washington Post" catalogam tiros fatais que foram dados por policiais nos Estados Unidos (veja aqui). Em todo o território nacional, cerca de mil pessoas são mortas anualmente, baleadas por policiais, desde 2015, quando o levantamento começou a ser feito. Metade delas é branca, mas, considerando que pessoas negras representam cerca de 13% da população do país, a taxa de negros e negras baleados e mortos pela polícia estadunidense é duas vezes maior do que a de americanos e americanas brancos. Além disso, outras formas de silenciamento, como impedir que Ju'niyah e sua mãe comparecessem à corte para o julgamento do caso da irmã e filha vestindo uma camiseta com a foto da vítima, precisam ser combatidas.
E para transformar a dor da perda e a indignação pela injustiça sistematizada em algo positivo e transformador, Kenneth e Ju'niyah conseguiram unir pessoas talentosas e dispostas a mudar o mundo e ressignificar a violência com arte e tecnologia, como a realidade aumentada.
Indignada com a história de Breonna, retratada pela mídia, e diante de ataques de ódio reativos à movimentos relacionados à vítima, a artista Lady PheØnix, fundadora da Universe Contemporary e uma das vozes mais respeitadas da arte e cultura digital, decidiu fazer algo. "Foi assim que, em julho de 2020, nasceu o Breonna's Garden. Um experiência sobre o amor e sobre o luto, que é outro lado do amor", contou ela. A experiência de realidade aumentada (navegue pelo website aqui) utiliza holografia e outras tecnologias para trazer para o mundo virtual parte do mundo real de Breonna, de onde ela foi brutalmente retirada.
Cores, flores e borboletas azuis, paixões da profissional de saúde, estão presentes nessa reconstrução digital que, mais do que lembrar sua história e honrar outros nomes pelo mundo que merecem justiça, resgata o propósito de vida de Breonna: curar e cuidar de pessoas. Através do aplicativo no celular, que pode ser baixado pelo website ou na Apple Store, é possível assistir vídeos de Breonna e transportá-la em realidade aumentada para o ambiente de sua escolha, como o centro de sua sala, por exemplo. Ao lado dela, também em holografia, a irmã Ju'niyah conduz os "visitantes" pela experiência.
As flores do jardim trazem mensagens para os familiares de Breonna ou sobre perdas pessoais, que podem ser enviadas pelo aplicativo e passam por moderação. "É uma experiência de cura e transformação, à partir da violência", lembrou Lady Pheonix.
"Foi muito estranho quando a vi pela primeira vez em holografia. É uma forma de senti-la novamente, já que não podemos tê-la de volta de verdade", disse Kenneth Walker.
Sutu, criativo e diretor técnico da EyeJack, falou da importância do trabalho em vários sentidos. "Ouvi várias mensagens que me ajudaram muito e mexeram comigo. É a tecnologia ajudando a gente a encarar um tema tão complexo como o luto", afirmou. Justamente por isso, foi preciso encontrar formas de garantir que fosse um ambiente seguro, moderado e que cumprisse seu objetivo, sem espaço para haters, por exemplo. Lembrando que leis e regras para o ambiente digital, ainda mais falando em inovações como essa, estão em desenvolvimento ainda.
Chyna McRae, Sr Program Mgr da Microsoft, contou que foram vários os desafios e muitas vezes ela não sabia como entregaria o que estava sendo pedido. "Mas eu dizia que dava e tinha sempre alguém bom e pronto para ajudar", afirmou.
Joanna Popper, global head of virtual reality da HP, lembrou de tantas parcerias que foram feitas para tornar a ideia viável e possível. "Aqui no SxSW, por exemplo, criamos um ambiente de VR que te coloca dentro da cena", comentou. A sala traz imagens e objetos pessoais da família de Breonna.
Para o futuro, Lady Pheonix sonha em levar a experiência para hospitais dos Estados Unidos, ou, quem sabe, do mundo, transformando ambientes frios em espaço acolhedores que celebrem a vida, através da presença digital e espiritual de Breonna. E também para museus.
"O que ela acharia disso tudo? Ela ia se sentir uma popstar, com certeza", brincou a irmã caçula de Breonna, Ju'niyah.
Para assinar a petição por justiça pelo assassinato de Breonna Taylor, clique aqui.
O Clubeonline está no SxSW 2022 por conta do patrocínio de Africa; Arena; Beats; Chucky Jason; Live; Mutato; Netza&cossistema; New Vegas; 99; Publicis Brasil; Smiles e Soko.
Leia anteriores valiosas sobre o evento aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.