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How to win in the future of gaming?
"Os gamers competitivos são os que passam mais tempo jogando e é este público - com forte presença em países como Brasil, China e Índia - que está na mira do universo dos games", contou Craig Levine, co-CEO da ESL Gaming Network, durante o painel "How to win in the future of gaming" que aconteceu no SxSW 2022, nesta quinta-feira, 17. Na discussão, moderada pela influenciadora da área de tecnologia e especialista em games, Kate Yeager, estava também o chief marketing officer da Qualcomm, Don MacGuire.
Juntas, Qualcomm e ESL Gaming trabalham no lançamento, previsto para abril, do Snapdragon Pro Series, um ecossistema global de competições esportivas, que poderão ser jogadas com exclusividade nos dispositivos móveis que suportam a tecnologia Qualcomm Elite Gaming, como o Samsung Galaxy S21. Além de todo apelo digital já existente para atrair jogadores, há ainda a chance de ganhar um prêmio de U$ 2 milhões.
Segundo eles, os gamers, que já são 3 bilhões em todo o mundo, querem imersão total nos jogos como personagens principais, não como observadores. E a indústria está se unindo como nunca para fazer essa entrega.
Na pauta tecnológica do momento, o metaverso promete ser uma plataforma óbvia e de grande relevância na evolução dos games e suas experiências sociais, assim como a inteligência artificial, a realidade aumentada e o 5G. "Não há uma forma única e é muito instigante saber que podemos reimaginar o esporte dentro desse universo", ressaltou Levine.
McGuire lembrou que o mercado de games tem a vantagem de poder aprender com as redes sociais que a tecnologia pode ser utilizada para o bem e para o mal. "Temos o benefício de estarmos criando tudo coletivamente, somos todos responsáveis e podemos escolher utilizá-la para o bem". Ele vê como positiva a permissão do universo digital para que as pessoas se expressem como gostariam de ser, deixando de lado os julgamentos do mundo real. E que isso seria inclusivo. "No futuro pode importar mais o que está sendo dito do que quem está dizendo e o gênero não fará diferença", explicou. Hummm, precisamos pensar mais sobre isso.
Lembrando que a pandemia fortaleceu a percepção de que humanos precisam da convivência, a dupla afirmou que espera que a evolução tecnológica coloque camadas que conectem cada vez mais o universo digital com a vida real. Resumindo: "precisamos lembrar de sermos reais", sentenciou Levine.
O Clubeonline está no SxSW 2022 por conta do patrocínio de Africa; Arena; Beats; Chucky Jason; Live; Mutato; Netza&cossistema; New Vegas; 99; Publicis Brasil; Smiles e Soko.
Leia anteriores valiosas sobre o evento aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.