arrow_backVoltar

SxSW 2022

Ativações a rodo: casa 'hands-free', super-heróis e +

12.03.22

SxSW 2022 teve início oficialmente nesta sexta-feira (11), em Austin, Texas, trazendo em sua grade de programação mais de duas mil atrações (leia aqui). Além das palestras e pitchesinúmeras ativações de marcas disputam a atenção dos participantes, espalhadas pelas ruas de Austin no decorrer do evento.

Criatividade e inovação que permeiam muitas atrações do SxSW também estão presentes nas ações desenvolvidas por empresas de streaming, veículos de comunicação, players de tecnologia, startups e companhias, que aproveitam o clima de efervescência em meio ao turbilhão de novidades do festival para tentar se conectar com mais profundidade com o público.

Em geral, as marcas pretendem oferecer experiências que não só divulguem produtos e serviços, mas que tragam vivências impactantes às pessoas que, em algumas das ativações, poderão se sentir no 'futuro' e, em outras, curtir um momento de relaxamento e diversão.

Abaixo, você conhece algumas das ativações:

Hands-Free House by Cheetos

Cheetos, da PepsiCo., sugere que aquele "rastro laranja" (chamado de "Cheetle" pela marca) nas pontas dos dedos de quem come os salgadinhos inspira o desenvolvimento das tecnologias "hands-free".

Com base nesta brincadeira, a marca lança uma casa, aberta à visitação do público, que exibe inovações nas áreas de reconhecimento facial, robótica e aplicativos ativados por voz, a partir deste sábado (12) e até terça-feira (15). Assista ao teaser, com o endereço da ativação, abaixo.

Equipada com dispositivos controlados pela assistente de voz Alexa, a experiência se propõe a "imergir os hóspedes em uma casa completamente amigável ao 'Cheetle'”. Segundo a marca, "cada ambiente foi cuidadosamente projetado para mostrar como a tecnologia pode ser usada para alimentar atividades cotidianas que normalmente exigem duas mãos".

A ativação faz parte de uma campanha mais ampla de Cheetos, que traz na ficha técnica os criativos brasileiros Fábio Santoro e Pedro Furtado (leia e veja anterior aqui).

Superheroes & Superstars Experience

A Amazon Prime Video convida os fãs a "mergulhar" nos universos dos "super-heróis e superestrelas" por meio de uma experiência imersiva, em instalação na 604 Driskell St. que marca o retorno da série "The Boys" e a estreia do reality show "Watch Out for the Big Grrrls", apresentado pela cantora Lizzo.

A ativação, que teria início nesta sexta-feira (11), foi cancelada por conta dos fortes ventos em Austin. No entanto, a instalação está programada para funcionar no período da tarde deste sábado (12), domingo (13) e segunda-feira (14).

Peacock Playground

A Peacock, rede de serviços de streaming de vídeo sob demanda por assinatura da NBCUniversal, convida o público do SxSW a fazer uma pausa no "Peacock Playground". A ativação, que rolou nesta sexta-feira (11) e também poderá ser conferida neste sábado (12) e domingo (13), na 80-82 Rainey Street, encoraja as pessoas a conhecerem as séries originais da companhia, incluindo "Bel-Air", "Girls5Eva", "Joe vs. Carole", "Killing It" e "Bust Down" e a relaxarem no lounge da companhia, com bebidas, jogos e produtos exclusivos.

The Trip: An Atlanta Cafe

O canal de TV por assinatura FX promete uma "experiência psicodélica" com a loja pop-up "The Trip: An Atlanta Café", que tem como objetivo promover a terceira temporada da série de comédia "Atlanta".

O café estará aberto à visitação neste sábado (12) e domingo (13), no espaço Higher Ground (720 Congress Avenue), e promete oferecer um ambiente sensorial, inspirado na experiência de um “Amsterdam Coffee Shop”.

Segundo o canal, os participantes serão recebidos com serviço de café tradicional e lanches europeus. Com uma xícara de café na mão, eles subirão para o segundo andar do local, para um "ambiente hipnotizante" que traz a pergunta: “Você está vendo o que estou vendo?”, apresentando "easter eggs" do que está por vir na nova temporada de "Atlanta".

Além disso, elementos sensoriais adicionais surgirão "de surpresa" em toda a exposição, de acordo com o FX.

Blockchain Creative Labs @ SXSW

O estúdio Blockchain Creative Labs (BCL), da Fox Entertainment, garante que levará o público ao "futuro", com a "maior NFT cocriada do mundo", além de oferecer tokens e colecionáveis ​​digitais gratuitos de artistas do SXSW.

A ativação, que teve início nesta sexta-feira (11) e vai até domingo (13), pode ser conferida na 5th & Trinity. O estúdio está realizando festas, debates, eventos e experimentos, incluindo o SXSW x BCL NFT Ledger - trata-se, segundo o BCL, de uma "sala infinita e imersiva que dimensionará uma visualização em tempo real de dados blockchain no SXSW".

Para garantir uma vaga para participar das conversas sobre o futuro impacto e as oportunidades da Web3, inscreva-se aqui.

Doodles SxSW

O estúdio de design interativo VTProDesign (VTPD), sediado em Los Angeles, anuncia que está "dando vida" ao "universo dos Doodles", por meio de uma experiência multissensorial "colorida e altamente imersiva".

A proposta é que os participantes experimentem uma "jornada intergaláctica inspirada em NFT dos Doodles". "Não é como nada que já fizemos antes – o ambiente, materiais, cores e camadas espaciais de imersão visual e tátil criam uma experiência verdadeiramente única e cheia de energia", garante Michael Fullman, diretor de criação da VTProDesign.

A instalação apresenta uma variedade de salas e experiências, incluindo The Doodles passport - antes de embarcar na chamada "jornada intergaláctica", os portadores de NFT receberão seu "passaporte Doodles", uma lembrança física que permite ao público desfrutar da experiência e receber "mimos" ao longo da jornada.

A ativação ocorre neste sábado (12) e domingo (13), entre 14h e 22h (horário de Austin) e na segunda-feira (14), entre 12h e 17h, na E Cesar Chavez St & Trinity St.

Jungle Cruise, Cruella e Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis

O serviço de streaming Disney+ exibirá gratuitamente três longas-metragens ao ar livre, neste sábado (12), no Hartman Concert Lawn do Long Center. Todos os filmes serão precedidos por competições e distribuição de brindes. Poderão ser conferidos “Jungle Cruise” (às 11h30, horário de Austin), “Cruella” (15h30) e “Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis” (19h30).

F*ck Food Waste Experience

A canadense Trendi, que trabalha com soluções para ajudar a resolver o problema do desperdício de alimentos, apresenta a ativação "F*ck Food Waste Experience".

Com a proposta de promover reflexões em torno da sustentabilidade alimentar, o espaço localizado em 717 Red River Lot contará com jogos e ações de realidade aumentada, entre os dias 17 e 19, das 12h às 20h (horário de Austin).

"Imaginamos um mundo onde a comida não seja desperdiçada, onde seja produzida de forma sustentável, apreciada e acessível a todos. O desperdício de alimentos não é inevitável. É embaraçoso. Precisamos acordar e ver o quão ridículo é perder e desperdiçar 1,3 bilhão de toneladas de alimentos em todo o mundo todos os anos, enquanto mais de 800 milhões de pessoas são privadas de alimentos", defende a companhia.

The Experience

A partir do tema "Creativity Brings us Together", a ativação da Dell Technologies, "The Experience", convida o público do SxSW a conhecer criativos, contar histórias, estimular ideias e conferir como artistas estão aproveitando as novas tecnologias para redefinir o que é possível.

A proposta da companhia, no espaço Brazos Hall, é "compartilhar o diálogo que traz à tona a criatividade coletiva". A ação teve início nesta sexta-feira (11) e seguirá até segunda-feira (14).

Expert Showcase

O aplicativo de vídeos sociais Ibble está com o espaço "Expert Showcase", ao lado do Centro de Convenções, no Brush Square Park.

A marca convida "especialistas em qualquer área" para falar com um dos coordenadores da empresa sobre como ser entrevistado nos podcasts da plataforma. A ativação, que começou nesta sexta-feira (11), ocorre também neste sábado (12) e domingo (12). Apresentações musicais rolaram nesta sexta e também vão acontecer neste sábado, das 18h às 22h (horário de Austin).

Com as baixas temperaturas na cidade do Texas nesses dias em que está sendo realizado o evento, a Ibble também está distribuindo cobertores e gorrinhos quentinhos para ajudar a aquecer o público.

Porsche Unseen 

A fabricante alemã Porsche apresenta uma instalação no centro de Austin (400 Congress Ave), chamada "Porsche Unseen", que destaca o processo criativo por trás do desenvolvimento de seus carros esportivos.

O espaço é a réplica gigante da mesa de um designer, com lápis grandes e papéis, para criar a atmosfera da exposição interativa centrada em esboços e modelos de design da equipe da Porsche.

Entre os projetos, há um destaque especial: os esboços de um Porsche 911 inspirado em Sally Carrera, personagem da animação "Carros", da Disney e da Pixar, e que estão sendo exibidos pela primeira vez no SXSW. Marcando o 20º aniversário do longa-metragem, o trabalho está em andamento há vários meses para criar um carro único.

O modelo - que ainda não tem um nome oficial - será leiloado pela RM Sotheby’s. O valor arrecadado irá beneficiar duas organizações: ACNUR – a Agência das Nações Unidas para os Refugiados e a entidade norte-americana Girls Inc, que oferece programas de mudança de vida para meninas e mulheres jovens.

A ativação, que acontecerá entre os dias 12 e 16 de março, também contará com performances e oficinas criativas de música, cinema e tecnologia, bem como jogos, tudo sob o lema “Unseen”.

 

A learntech Ludifica reuniu datas, horários e locais de algumas das principais ativações que estão rolando no SxSW, espie aqui.

Clubeonline está no SxSW 2022 por conta do patrocínio de Africa; Arena; Beats; Chucky Jason; Live; Mutato; Netza&cossistema; New Vegas; 99; Publicis Brasil; Smiles e Soko.

Leia anteriores valiosas sobre o evento aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.

SxSW 2022

/