arrow_backVoltar

SXSW 2023

Ativações: cidades tematizadas, fliperama pop-up retrô e +

11.03.23

Além de extensa programação, com debates, palestras e shows - tudo acontecendo ao mesmo tempo -, o SXSW 2023, que teve início nesta sexta-feira, 10 (mergulhe no ambiente aqui e saiba mais sobre a abertura aqui), reúne diversas ativações de marcas, que têm como desafio superar por meio da criatividade e excelência na produção o conteúdo com o qual concorrem. Ainda mais porque o público geralmente chega ao evento com a agenda planejada e bastante lotada.

As marcas buscam se destacar recorrendo a inúmeras e diversificadas experiências sensoriais, tentando atrair os visitantes do evento ou pelo estômago, ao oferecer comidinhas e bebidinhas, ou com projetos que vão de verdadeiras réplicas de cidades tematizadas e um fliperama pop-up retrô a um "laboratório submarino", ao estilo de uma escape room.

Confira abaixo algumas das ativações de marca que podem ser desbravadas em Austin este ano:

Leaps by Bayer

A Leaps by Bayer, unidade da companhia voltada para soluções de biotecnologia, leva à edição de 2023 do SXSW um game no estilo escape room, cujo ambiente simula um “laboratório submarino”.

Cada jogo dura cerca de 20 minutos e os participantes devem se reunir em equipe de seis pessoas, com a missão de resgatar um espécime que pode mudar o mundo para melhor.

A ativação ocorre entre este sábado (11) e segunda-feira (13), na Rainey Street, 75, em Austin. É necessário agendar sua participação, clique aqui.

The Lodge: A Paramount+ Experience

A Paramount+ vai oferecer uma experiência pop-up, até segunda-feira (13), chamada "The Lodge: A Paramount+ Experience".

A ativação, que pode ser conferida nos três andares do Clive Bar, na Rainey Street, contará com elementos de séries e filmes originais e franquias do serviço de streaming, incluindo "Star Trek", "Rabbit Hole" e "School Spirits".

Durante a experiência, será possível tomar coquetéis personalizados em ambientes batizados de Yellowstone's 1923 Speakeasy Bar, no Spacey Speakeasy Star Trek 10 Forward Bar e no Ice Cave Sports Bar.

Em outra ativação, esta para promover o lançamento da nova temporada da série "Yeallowjackets" (assista ao trailer, abaixo), que estreia em 24 de março, a Paramount+ também realizará o evento "Camp Yellowjackets", neste sábado (11) e domingo (12), no Fair Market, 1100 E 5th Street.

O público poderá explorar um espaço inspirado no acampamento de verão da série e a experiência contará com atividades como churrasco e coquetéis temáticos, além de "arremesso de machados", segundo informa o serviço de streaming.

Dungeons & Dragons: Honor Among Thieves Tavern Experience

A Paramount Pictures irá instalar uma taverna no The Highball, com a ação “Dungeons & Dragons: Honor Among Thieves Tavern Experience”, no Alamo Drafthouse, para promover o longa-metragem “Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes”, que tem estreia prevista para o próximo dia 31, nos EUA. O espaço oferecerá bebidas temáticas aludindo ao universo do filme.

Tetris Experience

Apple TV+ vai montar um fliperama pop-up retrô, para celebrar o jogo Tetris - lançado em 1984 na então União Soviética - e o filme homônimo, que estreia na plataforma no dia 31 de março.

A marca promete oferecer presentes de edição limitada jogos, durante a ativação que acontecerá no próximo dia 16, no bar The Highball, no Alamo Drafthouse (em South Lamar)

O filme (assista ao trailer, abaixo) é baseado na história de Henk Rogers (interpretado por Taron Egerton), um vendedor norte-americano de videogames, e sua descoberta do Tetris, em 1988. Quando ele se propõe a levar o jogo para o mundo, descobre uma teia de corrupção por trás da Cortina de Ferro. 

Prime Texas

O serviço de streaming da Amazon, o Prime Video, está promovendo a "Prime Texas", uma cidade fictícia, inspirada nas séries da plataforma e que oferece aos participantes coquetéis e comidinhas.

São três bares: o Six Saloon (do novo "Daisy Jones & the Six", baseado no livro de mesmo nome sobre uma banda dos anos 1970); o XXXclusive Bar (da série de sátiras de super-heróis "The Boys"); e o Tavern Bar (do Academy of Country Music Awards). As bebidas estão sendo criadas pelo serviço Cantaloupe Island Cocktails, de Austin.

O restaurante da "cidade" é a Prime Cantina, uma realização em conjunto com a empresa terceirizada de entregas Grubhub. Um menu Tex-Mex e churrasco têm assinatura da empresa Contigo Catering. Para as sobremesas, o Cousins Beach Pie Stand traz ofertas da Tiny Pies, de Austin, com inspiração na série "The Summer I Turned Pretty".

Prime Texas acontece no Hotel San Jose na 1316 South Congress Avenue, até domingo (12). O prefeito Kirk Watson recebeu uma chave da cidade no primeiro dia da ativação.

Já para promover a nova série "Swarm" (veja o trailer, abaixo), o Prime Video Austin Motel irá transformar o saguão do local em uma recriação de um posto de gasolina e um mini-mercado, onde a protagonista Dre (interpretada por Dominique Fishback) compra seus snacks favoritos.

Os participantes receberão "dinheiro personalizado" para adquirir guloseimas como Cheetos, Cheez-Its e refrigerantes, entre outros itens.

A loja pop-up de "Swarm" poderá ser visitada na 1220 South Congress Avenue, até este sábado (11).

HBO Max Coffeehouse

Com o intuito de "celebrar as comunidades LGBTQIA+ e latina", o HBO Max vai realizar, entre este sábado (11) e domingo (12), na cervejaria The Stay Put (localizada à 73 Rainey Street), a ativação "Coffeehouse", uma cafeteria apresentada pelas iniciativas Human by Orientation (voltada ao público LGBTQIA+) e Pa'lante (à comunidade latina), do canal.

Segundo a marca, a ideia foi aproveitar o "significado cultural da cafeteria como um espaço para comunidades multiculturais e de contracultura se encontrarem, discutirem cultura e trocarem ideias".

O espaço, que conta até com uma cartomante, está sediando eventos, incluindo uma mesa redonda de documentaristas do HBO; bate-papo com Gabriel Luna, de “The Last of Us”, e Selome Hailu, da Variety; uma performance acústica de Ambar Lucid; e uma discussão sobre a segunda temporada “The White Lotus”, com os escritores Evan Ross Katz e Adam B. Vary.

A marca parceira Lavazza servirá drinks inspirados no HBO Max. Os participantes devem ter mais de 21 anos para acessar a cafeteria e a programação.

Roku City

A plataforma de streaming Roku se une à rede varejista de eletrônicos Best Buy para promover a ativação "Roku City".

O "espaço urbano", cheio de referências a atrações da Roku, conta com a loja "Style Shop", onde é possível escolher um novo visual, com o "Best Buy Home Theater Experience", para conferir os mais recentes dispositivos Roku disponíveis na Best Buy, além do "Roku City Park", onde o público pode passear e saborear o menu do "Roku City Rooftop Diner" (necessária reserva, via OpenTable, aqui).

A ação ocorre neste sábado (11) e domingo (12), na 315 Lavaca St.

Doritos After Dark

A marca de snacks Doritos, em parceria com a Billboard, apresenta a iniciativa "Doritos After Dark", situada em um espaço na Billboard House. A experiência permitirá que os participantes experimentem Doritos Spicy Sweet Chili Chicken Bites, Doritos BBQ Pulled Pork Nachos e Doritos Flamin' Hot Limon Margarita Cheesecake.

Haverá ainda apresentação do DJ Pee .Wee e do cantor Anderson.Paak. A ação vai rolar na Billboard House, no 800 Congress, na próxima quinta-feira (16).

Doritos também irá montar um túnel caleidoscópio, no formato triangular do snack, chamado "Taste The Night". A instalação estará na 604 Driskill Street, entre os dias 13 e 14 de março. O túnel promete levar os fãs a uma "jornada Doritos After Dark", com imagens, cheiros e sons que vão desde o crocante de um salgadinho até o aroma de churrasco.

Road to Electrification

A Volkswagen promove um preview da sua minivan elétrica ID. Buzz (sucessora da Kombi) durante o SXSW. O modelo, programado para ser comercializado a partir de 2024, está em exibição no Rollins Theatre, juntamente com o SUV elétrico ID.4.

Porsche X – Collaborations Unseen

A fabricante alemã Porsche apresenta a instalação "Porsche X – Collaborations Unseen", até 14 de março, no centro de Austin (400 Congress Ave.). A marca está retornando pelo segundo ano ao festival e, além de exibir, entre outros modelos, o Mirage, Porsche 911 Carrera RS 3.8, do longa "Transformers: o Despertar das Feras", promoverá vários painéis de discussão centrados em colaborações com parceiros como Paramount Pictures, FaZe Clan, Up.Labs e Hodinkee.

Durante o evento, também será apresentado pela primeira vez nos EUA o Porsche Vision 357, estudo de design do 75º aniversário que homenageia o primeiro carro esportivo da Porsche, o 356. O modelo foi desenvolvido especificamente para uso no novo Gran Turismo 7, no PlayStation 4 e 5, e projetado pelo artista belga Vexx.

O Chris Labrooy: 996 Swan Car e Daniel Arsham 928 Nebula Car também estão sendo exibidos ao público pela primeira vez no SXSW 2023.

A ativação da Porsche conta ainda com apresentações musicais e workshops criativos, com temas que envolvem de música a filmes, tecnologia e jogos. Os destaques musicais incluirão apresentações noturnas do rapper Big Boi e da violinista Sudan Archives, neste sábado (11), e da cantora Kelela e da banda de rock japonesa Sadie, neste domingo (12).

The Audible Sound Studio

A Audible, empresa da Amazon que comercializa audiobooks, está trazendo aos participantes a ativação “The Audible Sound Studio”, até domingo (12), uma experiência imersiva que destaca as ofertas premium de narrativa musical da empresa.

O estúdio está oferecendo tatuagens temporárias. Além disso, os visitantes podem gravar sua música, poema ou história no estande "Words + Music", onde especialistas fazem as gravações diretamente em um disco de vinil. O espaço também conta com a participação de DJs ao vivo e happy hours.

Lush House

A varejista britânica de cosméticos apresenta a Lush House, uma experiência imersiva que inclui uma sala dedicada ao novo Bath Bot da marca, que interage com seu novo aplicativo. A proposta é oferecer música e iluminação no momento do banho.

O espaço, localizado na 85 Rainey Street, também está recebendo diversos palestrantes, como Jack Constantine, diretor digital da Lush; Aja Monet, poeta contemporânea, letrista e ativista; Mica Le John, fundadora da Idor; e
Carl Addy, diretor executivo de criação da Mayda Creative Co.

A cobertura do SXSW 2023 pelo Clubeonline tem patrocínio de Audaz, Brunch – Influência de Verdade, Ça Va, Modernista Creative Producers e Vandalo.

SXSW 2023

/