Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Ativações: cidade pós-apocalíptica, cocô, roda-gigante e +
Disputar a atenção com painéis e palestras que integram 24 trilhas de conteúdo, durante 10 dias, com participação de nomes hypados de toda parte do mundo, é uma árdua tarefa, mas algumas marcas continuam a apostar em ativações durante o SXSW 2024.
Criatividade, inovação e entretenimento é uma tríade fundamental no arsenal das empresas que tentam conquistar um espaço nas apertadas agendas dos delegados do evento.
As experiências este ano vão de atividades imersivas e sensoriais, que levam as pessoas a uma cidade pós-apocalíptica por meio de um cano de esgoto, a shows de música, roda-gigante e instalações artísticas. Tem até ativação que faz referência ao que produzimos no intestino (Pourri + Rolling Stone, saiba mais abaixo).
Ah, e oferecer comidas e bebidas dentro das temáticas desenvolvidas é sempre um atrativo que funciona.
Vamos então descrever algumas das ativações de marca que acontecem em Austin este ano.
Prime Video
O Prime Video, serviço de streaming da Amazon, que esteve presente no SXSW 2023 com a cidade fictícia "Prime Texas” (leia aqui), está de volta este ano, mais uma vez se inspirando num local fictício que é cenário de uma de suas séries.
A cidade da vez é Filly, que sobreviveu a uma guerra nuclear e ambienta sua nova atração na tela, “Fallout”, inspirada na franquia de games e que será lançada no streaming no dia 11 de abril.
O visitante da ativação pode participar de atividades interativas no estacionamento do Hotel San José, entre sucatas, veículos abandonados e ferrugem. Os interessados entrarão por um túnel de esgoto e serão recebidos por “moradores locais”. Por lá, encontrarão vários easter eggs da série, poderão negociar tampinhas de garrafa (moeda mais valiosa em Filly) e experimentar comidinhas temáticas, como os Fancy Lad Snack Cakes, como no jogo.
O enredo da série acompanha sobreviventes que precisam se manter vivos em um mundo pós-guerra nuclear.
Outras informações sobre a ativação aqui.
Dell
A partir do mote “The Experience by Dell Technologies”, a gigante da tecnologia Dell, nascida em Austin, comemora 40 anos de sua fundação com ações no Edifício Riley. As ações incluem painéis de discussão sobre como a tecnologia moldará o futuro, interações com o público e uma instalação, que traz um QR Code feito com lixo eletrônico.
Neste sábado (9), a marca promove a discussão “AI for a Better World”, sobre o potencial da inteligência artificial generativa para construir um mundo melhor. A empresa também vai trazer temas como “Ctrl+Shift+Work: Workplace Evolution in the Age of AI” (sobre oportunidades que a IA oferece para potencializar a criatividade no ambiente de trabalho) e “Pioneers of a Waste-Free Revolution” (sobre a economia circular).
Outras informações aqui.
Porsche
O futuro eletrificado dos automóveis é retratado na ativação realizada pela Porsche no SXSW 2024. A marca revela novos modelos totalmente elétricos: o Taycan Turbo S, o Macan 4 e o Macan Turbo, em meio a experiências imersivas, painéis de discussão e um show, este último, a ser realizado na noite deste sábado (9).
Localizado no centro de Austin (veja aqui), o estande receberá os interessados em participar das atividadess até o próximo dia 12. Os debates incluirão parceiros, de empresas como Bose, Rimowa e HIF.
Também será apresentado ao público o Porsche Drive, programa de assinatura e aluguel de veículos da marca.
Audible
A Audible, empresa da Amazon que comercializa audiobooks, volta a Austin este ano com "Audible Carnival", instalação inspirada no "clima do Carnaval" e que promete levar o público a uma experiência imersiva no universo dos audiolivros e podcasts.
Com o objetivo de buscar uma maior interação física com o público, a companhia instalou uma grande roda-gigante na esquina da 3rd com a Congress, para que as pessoas possam ter uma visão única da cidade, do alto do brinquedo, enquanto ouvem conteúdo Audible de vários gêneros distintos.
Essa não é a primeira vez que uma roda-gigante entra na estratégia de uma marca para chamar a atenção. Em 2016, por exemplo, o canal USA Network promoveu a série "Mr Robot" no SXSW com uma roda-gigante de 30 metros de altura, igual à que aparecia no parque de Coney Island na atração. Em 2017, a Snap, dona do Snapchat, instalou uma roda-gigante amarela ao lado do Palais do Festival Internacional de Criatividade de Cannes.
Em sua ativação em Austin, a Audible também quer aproximar as pessoas das narrativas disponíveis na plataforma, por meio de jogos. Os interessados poderão ganhar diversos prêmios ao participar. Bebidas e guloseimas, como cachorro-quente, algodão doce e picolé, estarão disponíveis aos visitantes.
Paramount+
A Paramount+ retoma a experiência pop-up "The Lodge", realizada em 2023 no SXSW (aqui). No formato de uma cabana, a ativação promete oferecer aos visitantes a possibilidade de participar de desafios, tomar bebidas personalizadas e interagir em diversas atividades.
Na zona Frozen Nick, por exemplo, os títulos infantis da Nickelodeon ganham vida com pontos interativos, brindes e fotos. Os visitantes podem brincar na sala de lama das Tartarugas Ninja, tirar uma "selfie" com a personagem Dora Aventureira ou se sentar no Siri Cascudo do Bob Esponja.
No teatro Paramount Presents, o público pode conferir de perto os acessórios usados em clássicos do cinema e assistir a longas-metragens. Já no The Lodge Confessional é possível compartilhar ideias e vivências pessoais, inspiradas no reality show "Survivor", com a possibilidade de ser selecionado para aparecer nos canais oficiais da atração nas redes sociais.
O Paramount+ Pub vai divulgar a programação da CBS Sports.
Mais detalhes sobre as ações do Paramount+ serão revelados durante a semana.
NatGeo
A National Geographic, em parceria com a agência de marketing experimental Idlewild, produziu uma instalação inspirada nos temas da série documental "Queens", que estreou no último dia 4 no canal NatGeo e, no dia seguinte, nos streaming Disney+ e Hulu. Um mural exibe temas de empoderamento feminino e elementos da natureza. A muralista Erin Yoshi liderou a composição e instalação do projeto, que estará em exibição até o dia 16, no Hotel Austin.
A série "Queens" é narrada pela atriz Angela Bassett e tem como proposta fornecer análises sobre os "matriarcados na natureza". Cada episódio centra-se numa “rainha” diferente, mostrando aspectos das suas vidas e suas capacidades de liderança. Dividida em sete partes, "Queens" tem uma equipe de produção liderada por mulheres de diversas partes do mundo.
Pourri e Rolling Stone
A empresa de sprays higiênicos Pourri e a revista Rolling Stone realizam uma série de ativações, sob o mote “Get Funky. Stay Fresh", em eventos, pop-ups, experiências interativas, performances e até exibindo um cocô inflável gigante.
Serão distribuídos pulverizadores de bolso, em edição limitada, habilitados para tecnologia "tap", e que servirão como passe de acesso para eventos da Pourri x Rolling Stone e também possibilitarão que o público participe de uma experiência gamificada.
A partir da quarta-feira (13), às 12h (horário de Austin), as marcas prometem oferecer quatro dias consecutivos de entretenimento, no Pourri’s Camp Funk, no estacionamento da 5th Street com a Trinity, a um quarteirão do Centro de Convenções de Austin. O espaço nostálgico quer ser um convite para o público reviver dias, paisagens e cheiros dos anos 1990. Entre as ações, haverá uma "experiência de banheiro VIP 5 estrelas", brindes, samples e apresentações acústicas.
O Camp Funk trará ainda um Giant Poo, cocô inflável de 83m² x 83m², que oferecerá uma experiência imersiva, com projeção mapeada de vídeo em 360 graus, prometendo servir como refúgio para os visitantes relaxarem. E sem o cheiro característico, por favor!
Na próxima sexta (15) e sábado (16), Rolling Stone e equipe Pourri farão a curadoria de DJs e apresentações musicais de artistas como DJ Johnny Jane - a Janelle Monáe -, DJ Questlove, MonoNeon, Danielle Ponder, Preacher, Keite Young, Black Joe Lewis & The Honey Bears e Dos Negros.
Netflix
A série “O Problema dos 3 Corpos” (assista ao trailer abaixo), que estreia na Netflix no próximo dia 21, é o foco da plataforma de streaming em sua ativação no SXSW. A empresa exibiu na sexta-feira (8) momentos inéditos da série, em projeções imersivas 3D projetadas a 15 metros no céu de Austin. A proposta foi fazer com que os participantes conhecessem detalhes visuais da atração e uma versão em tamanho real do avatar Sophon.
Inspirada nos livros homônimos de Cixin Liu, a série, ambientada na China da década de 1960, tem assinatura dos mesmos criadores de "Game of Thrones" - David Benioff, D.B. Weiss e o produtor sino-americano Alexander Woo -, e segue um grupo de astrofísicos, militares e engenheiros que desenvolve um projeto para se comunicar com possíveis formas de vida fora da Terra. Décadas depois, a humanidade corre perigo como consequência da iniciativa.
Leia sobre as ativações do SXSW 2023 aqui.
Valéria Campos
A cobertura do SXSW 2024 pelo Clubeonline tem patrocínio exclusivo da Corazon Filmes (@corazonfilmes).