Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Case da Stanley tem como base as mulheres
O peso de uma história centenária pode paralisar marcas que não ousam dar passos mais largos em direção ao futuro. Mas este não é o caso da Stanley1913 que, do alto dos seus 110 anos, protagonizou, recentemente, diversos vídeos que se tornaram virais nas redes sociais, em especial no TikTok, e passou de um lucro de US$ 70 milhões em 2019, para US$ 750 milhões em 2023, segundo a CNBC.
No SXSW, neste sábado (9), em Austin, durante o painel “The ReFresh: How Classic Brand Stanley Rebooted on TikTok”, Kate Rush Sheehy, svp, strategy + insights da agência GSD&M, questionou Jenn Reeves, vp global brand marketing da Stanley1913, sobre as estratégias que garantiram esses resultados positivos.
Na avaliação de Reeves, a companhia só conseguiu multiplicar seus lucros dez vezes em apenas quatro anos e fazer com que seus produtos atingissem o posto de “presente número 1” nos EUA em 2023, graças ao fato de passarem a focar no público feminino. “O que desencadeou isso foram as mulheres. Nas palavras imortais de Beyoncé, ‘Who run the world? Girls!'", defendeu, citando a letra da música da artista.
Depois de desenvolver uma tecnologia diferenciada de selagem a vácuo, para manter a temperatura do líquido no interior de um recipiente, William Stanley Jr. lançou a marca em 1913. Por muitos anos, os copos Stanley foram associados a atividades consideradas mais “masculinas”, – graças a uma construção social enviesada. No entanto, há alguns anos a empresa passou a focar nas mulheres como consumidoras, com o lançamento do modelo de copo Quencher, depois em uma variedade de cores, apostando também na renovação do design do produto.
A estratégia adotada para se comunicar melhor com as mulheres, segundo Jenn, passou essencialmente pelo marketing digital, com um trabalho estratégico no TikTok, criado por uma liderança interna formada por mulheres. “Toda nossa equipe de marketing é composta por líderes femininas. Todas nós, em equipe, temos trabalhado juntas nos últimos anos para construir isso, e começamos sendo nosso próprio 'grupo de influencers' nas redes sociais", contou a executiva. "E então percebemos o poder e o valor disso para alcançar mais 'influenciadoras', formadoras de opinião, criadoras de conteúdo e realmente permitir que elas fossem o megafone da marca. Essa tem sido uma estratégia que tem funcionado bem e sobre a qual continuamos a evoluir”, compartilhou Jenn.
A executiva também destacou, como parte do esforço da marca, as parcerias exclusivas – como as collabs com a rede varejista Target e com a Starbucks. Na virada de 2023 para 2024, um copo de edição limitada Stanley causou confusão nas lojas Target nos EUA, enquanto os consumidores corriam para conseguir garantir seu produto. Lançados em 31 de dezembro, os copos Cosmo Pink e Target Red esgotaram rapidamente e um vídeo mostrando uma multidão correndo para tirar os copos de uma prateleira na Target viralizou no TikTok, tendo sido assistido mais de 20 milhões de vezes. A hashtag “#StanleyTumbler” acumulou mais de um bilhão de visualizações. Um outro copo, criado a partir de uma colaboração entre Starbucks e Stanley, e vendido na cor Winter Pink, também causou frenesi nas lojas Target.
Jenn citou ainda collabs com a cantora country norte-americana Lainey Wilson (vencedora do Grammy), com Dae Hair e com E.l.f. Cosméticos. As colaborações ajudaram a dar visibilidade à marca, na avaliação da executiva, mas o fato de as próprias consumidoras atestarem a qualidade dos produtos Stanley publicamente alavancou ainda mais a imagem da empresa. Reeves lembrou do conhecido caso de uma mulher cujo carro pegou fogo e foi destruído em 2023. O copo Stanley que estava no interior do veículo ficou intacto e a bebida em seu interior permaneceu gelada. A moça postou um vídeo sobre o caso nas redes sociais e a empresa respondeu no TikTok, prometendo presenteá-la com um veículo novo (assista aqui).
Com esse tipo de interação com o público, a Stanley foi aumentando e engajando sua base no TikTok. Nesta mesma plataforma, o copo da marca se transformou no principal recipiente usado pelas pessoas que aderiram à “WaterTok”, uma nova tendência na rede social, que traz mulheres preparando “receitas de água”, saborizando a bebida com corantes, xaropes e intensificadores de sabor.
Durante o painel, a executiva anunciou o lançamento de produtos da Stanley, incluindo um copo Quencher que poderá ser carregado como uma bolsa, deixando as mãos das mulheres livres para levar todas as outras coisas das quais precisam em seu dia a dia.
A cobertura do SXSW 2024 pelo Clubeonline tem patrocínio exclusivo da Corazon Filmes (@corazonfilmes).