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Destaques da Globo: IA, mulheres revolucionárias, bioeconomia
Um festival como o SXSW demanda um olhar atento sobre a programação. Afinal, são dez dias de painéis e 24 trilhas temáticas, com três delas novas neste ano: Artificial Intelligence, Creator Economy e Fashion & Beauty. São tantas as opções de conteúdo no South by Southwest – que chega a sua 38ª edição e acontece entre os dias 08 e 10 de março, na cidade de Austin (Texas) – que ele gera um intenso trabalho de curadoria para a definição de alguns destaques da grade.
Foi o que fez a Globo nesta quarta-feira, 28, ao apresentar seu Upload, evento que reuniu sugestões de conteúdos e insights sobre a indústria do audiovisual, as áreas de tecnologia – como a IA – e games, negócios da música, desafios do marketing, ativismo, sustentabilidade e impacto social, entre outros temas. Lideranças da empresa e representantes do mercado de comunicação deram suas dicas do que ver.
No SWSX 2024, o Brasil estará representado em mais de 20 sessões, terá sete mentorias, nove showcases e a exibição de dois filmes nacionais. Além disso, os brasileiros poderão se encontrar na Casa São Paulo, espaço organizado pelo Governo de São Paulo em parceria com a Rede Gerando Falcões. Lá, a mediatech irá apresentar o painel “Olimpíadas na Globo: O Melhor de nós”, com os destaques da transmissão dos Jogos de Paris.
Veja alguns highlights da Globo para o festival:
- Amy Webb é um nome tão ligado ao SXSW que a futurista entra quase automaticamente na agenda de qualquer participante. Desta vez, porém, os aguardados dados e análises do famoso Emerging Tech Trend Report, do Future Today Institute, serão apresentados em quatro sessões, a última delas reservada para a própria Amy. Caso nunca tenha visto um painel dela, confira como foi o do ano passado.
- Outras “figurinhas carimbadas” do evento que valem a reserva na agenda são: Sandy Carter, especialista em web3, que desta vez trará um olhar sobre o mundo do trabalho na sessão “Mind-Machine Merge: Seven Future Trends in a Post-AI World of Work”; Ian Beacraft, CEO e Chief Futurist da Signal and Cipher, que irá abordar como a IA pode aumentar a produtividade dos funcionários de uma empresa em dez vezes (painel “Billion Dollar Teams: The Future of an AI Powered Workforce”); Joost van Dreunen, especialista em videogames, irá atualizar o público sobre as tendências do universo dos jogos eletrônicos na sessão “All About Games. Data, Trends, and What's Next for 2024”; e Amy Gallo, especialista em conflitos no ambiente de trabalho, apresenta a palestra “How Teams Can Skip the Drama and Embrace Healthy Conflict”.
- Quem também atualiza tendências é a equipe da MIT Technology Review com seu consagrado painel “10 Breakthrough Technologies”, versão 2024, logicamente. No ano passado, a CEO e publisher Elizabeth Bramson-Boudreau mencionou a indústria de chips na análise das dez tendências disruptivas da tecnologia (leia aqui). E hoje a Nvidia, maior fabricante de chips do mundo, é a quarta empresa mais valiosa do planeta.
- Um dos painéis que promete atrair muita gente é o da keynote speaker Joy Buolamwini, que tem três nacionalidades: Gana, Canadá e EUA. Ela é fundadora da Algorithmic Justice League, especialista em vieses da IA e autora do livro “Unmasking AI: My Mission to Protect What Is Human in a World of Machines”. A proposta da sessão “A Conversation with Dr. Joy Buolamwini” é discutir os desafios éticos e sociais trazidos pela inteligência artificial.
- Também deve chamar atenção o painel “Beyond the Buzz: Navigating Hype Cycles in Advertising”, com Noor Naseer, vice-presidente de inovações em mídia e tecnologia da Basis Technologies. Ela irá falar sobre meios de distinguir entre tendências passageiras e tecnologias emergentes com valor real.
- Na sessão “The Power of Event Activations”, a palavra estará com três executivos (Porsche, AnyRoad e Under Armour) que vão discutir melhores práticas para organizar e medir o impacto de ativações de eventos ao vivo.
- Personalidades inspiradoras como a atriz Rosario Dawson e a ativista Tara Houska vão levar ao palco um debate sobre mulheres que estão revolucionando o storytelling. A proposta do painel “Women Who Embody Revolution Through Storytelling” é discutir como impulsionar histórias e narrativas de mulheres marginalizadas no audiovisual.
- E tem painel brasileiro que deve atrair olhares de muitos participantes de outros países. Em “Bioeconomy: Thriving in the Amazon Rainforest”, a ativista Txai Surui e a diretora de sustentabilidade da Natura, Angela Pinhati, vão abordar como a colaboração entre comunidades tradicionais, ONGs, governo e indústria é fundamental para a promoção do desenvolvimento sustentável na Amazônia.
- A mudança de algoritmos está matando os seguidores. Com esse tema, o CEO do Patreon, Jack Conte, pretende discutir na sessão “Death of the Follower & the Future of Creativity on the Web” como isso está ameaçando a liberdade criativa dos criadores e, por tabela, influenciando seus meios de subsistência.
- Não poderia faltar uma dica que parece despretensiosa, mas que deve render uma bela experiência. O painel “Kurt Cobain’s Sweater & More: A Promoter Looks At 65” dará palco a Elliott Lefko, que tem mais de 40 anos de atuação como promotor de shows. Ele trabalhou em apresentações e turnês de artistas e bandas como Nirvana – daí a referência a Kurt Cobain –, Jeff Buckley, Nick Cave & The Bad Seeds, Erykah Badu, Neil Young, PJ Harvey, Leonard Cohen, Courtney Barnett. Ele promete uma palestra divertida sobre suas vivências na indústria musical e o que a estrada lhe ensinou.
Mais dicas da Globo estão disponíveis aqui.