Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
iPad será líder de mercado até 2014
Pesquisa divulgada pela Gartner nesta quinta-feira (22) revela a liderança do iPad no mercado de tablets até pelo menos 2014.
A estimativa é de que o aparelho da Apple ainda terá mais de 50% do mercado daqui a três anos. Segundo o estudo, citado pelo Radar Tecnológico, do Estadão, isso ocorrerá porque a Apple "oferece uma experiência de usuário superior e unificada entre seus aparelhos, programas e serviços."
O iPad deve fechar 2011 com 73,4% de participação no mercado mundial menos que os 83% de 2010.
A menos que os concorrentes respondam com uma abordagem similar, os desafios para a posição da Apple serão mínimos, diz a vice-presidente de pesquisas da Gartner, Carolina Milanesi.
Já os tablets baseados em Android, sistema operacional do Google, terão uma fatia de 17,3% este ano. Em 2010, eles responderam por 14,3% do mercado. A Gartner não espera que outra plataforma tenha mais de 5% de participação em 2011.
A empresa de pesquisa afirma que a estimativa para o Android foi reduzida em relação à analise do último trimestre e teria sido ainda mais não fosse o sucesso de tablets mais baratos na Ásia e as expectativas em relação ao tablet da Amazon, cujo lançamento deve ocorrer até o fim deste ano.
Na opinião de Milanesi, a demanda pelo tablet com Android tem sido inibida por altos preços, interface de usuário fraca e aplicativos limitados.
Espera-se ainda em 2011 que a próxima atualização do Android resolva esses e outros problemas, como a fragmentação da plataforma (nem todos os fabricantes oferecem as mesmas atualizações, ao mesmo tempo, nos mesmos países. E sequer são todos os aparelhos que chegam a ganhar as melhorias).
No quesito smartphones, o Android tem quase metade do mercado mundial.