arrow_backVoltar

Telinha paga

Número de assinantes cresce, mas audiência cai

07.07.08

O número de assinantes de TV paga cresceu 16% de março de 2007 a março de 2008. No entanto, a audiência dos canais pagos está em queda.

Segundo o Ibope, a média nacional de audiência dos canais pagos no horário entre 7h e 24h oscilou de 5,45% em maio de 2007 para 4,53% em maio último, uma queda de 17%.

Pela projeção da PTS, empresa que monitora o mercado, há um ano os canais pagos eram vistos por 906.537 telespectadores por minuto. Hoje, são 871.542, ou 4% a menos.

Todas as TVs abertas, à exceção do SBT, cresceram entre os assinantes. A Globo, sozinha, tem mais audiência do que todos os canais pagos juntos. Dos cinco canais pagos mais vistos, só um cresceu no último ano.

Isso porque o tempo que o assinante passa em frente da TV paga diminuiu: há três anos, o assinante passava duas horas e nove minutos por dia vendo TV por assinatura. Hoje, passa dez minutos a menos. Enquanto isso, o consumo de internet cresceu de 55 minutos para uma hora e 15 minutos.

A queda divide o setor. Alguns avaliam que a TV paga perdeu qualidade e carece de identidade nacional. Outros, como Marcela Dória, gerente de pesquisa dos canais Discovery, acreditam que a venda de pacotes de TV paga com internet e telefone ajudou a aumentar os assinantes, mas trouxe novos usuários que não têm o hábito de ver canais pagos. Para ela, isso aumenta o potencial de crescimento da TV paga.


As informações são de Daniel Castro, da Folha de S.Paulo.

Telinha paga

1/0