Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Público apalpa obras de arte, por prevenção ao câncer de mama
A organização sem fins lucrativos Macma, dedicada a apoiar mulheres com câncer de mama, apresenta a exposição interativa "The Art of Self Examination", no Museu de Arte Hispanoamericano Isaac Fernández Blanco, em Buenos Aires (Argentina).
Diferentemente de mostras de arte convencionais, a iniciativa convida os visitantes a tocar nas obras de arte, com o objetivo de aprender a reconhecer os possíveis sintomas do câncer da mama, pela apalpação.
A ideia foi baseada em um artigo publicado na revista The Lancet e no trabalho da Dra. Liliana Sosa, em que foram detectados sinais gráficos de um possível câncer de mama nas modelos retratadas em obras de Rembrandt, Rubens e Rafael.
A partir daí surgiu a ideia de realizar uma exposição onde os visitantes pudessem descobrir, em três peças especialmente intervencionadas, algo que esteve escondido durante mais de 500 anos.
"Durante séculos, nem as mulheres retratadas, nem os artistas ou os milhares de visitantes que viam as obras de arte conseguiam reconhecer os sintomas. O mesmo acontece hoje: muitas mulheres em nosso país não sabem reconhecê-los. Por isso queríamos que esta exposição ajudasse nessa conscientização", explicam Ignacio Flotta e Nicolas Vara, ECDs da David Buenos Aires.
"Por meio desta ação queremos destacar que o câncer de mama é tratável se for detectado a tempo, e esta proposta criativa nos ajudou a vivenciar como é descobri-lo pelo toque. É uma aula de autoexame que nos permite relembrar a importância de conhecer e cuidar de nós mesmos", afirma María Paula Castillo, presidente do Macma.
Na ficha técnica estão as brasileiras Sylvia Panico (Global COO) e Sandra Azedo (Global PR Director).
Ficha Técnica:
Agency: DAVID Buenos Aires
Campaign: The Art of Self Examination
Client: Macma
Global CCO: Pancho Cassis
Global COO: Sylvia Panico
Global PR Director: Sandra Azedo
Regional MD: Emanuel Abeijon
ECD: Nicolas Vara, Ignacio Flotta
CD: Emiliano Adam, Nicolas Rudy
Copywriter: Juan Pablo Tyrer
Art Director: Johann Hotz
Head of Production: Jimena Oliva
Producer: Agustina Perez Ponce
General Account Director: Justina Lioy Lupis
Account Director: Maria Giaimo
Account Supervisor: Eugenia Iglesias
Strategist: Federico Yalal Massud
Production Company: POSTER
Director: Dana Campanello
Executive Producer: Mariano Echarri
Art Director: Alicia Vázquez
Photo: Romina Ferreyra
Client Approval: Irene Marcet, Marta Mattiussi, Susana Gentile, Elba Torrado (RRPP), Paola Albornoz (Communis), María Paula Castillo