arrow_backVoltar

The Art of Self Examination

Público apalpa obras de arte, por prevenção ao câncer de mama

03.05.22

A organização sem fins lucrativos Macma, dedicada a apoiar mulheres com câncer de mama, apresenta a exposição interativa "The Art of Self Examination", no Museu de Arte Hispanoamericano Isaac Fernández Blanco, em Buenos Aires (Argentina).

Diferentemente de mostras de arte convencionais, a iniciativa convida os visitantes a tocar nas obras de arte, com o objetivo de aprender a reconhecer os possíveis sintomas do câncer da mama, pela apalpação.

A ideia foi baseada em um artigo publicado na revista The Lancet e no trabalho da Dra. Liliana Sosa, em que foram detectados sinais gráficos de um possível câncer de mama nas modelos retratadas em obras de Rembrandt, Rubens e Rafael.

A partir daí surgiu a ideia de realizar uma exposição onde os visitantes pudessem descobrir, em três peças especialmente intervencionadas, algo que esteve escondido durante mais de 500 anos.

"Durante séculos, nem as mulheres retratadas, nem os artistas ou os milhares de visitantes que viam as obras de arte conseguiam reconhecer os sintomas. O mesmo acontece hoje: muitas mulheres em nosso país não sabem reconhecê-los. Por isso queríamos que esta exposição ajudasse nessa conscientização", explicam Ignacio Flotta e Nicolas Vara, ECDs da David Buenos Aires.

"Por meio desta ação queremos destacar que o câncer de mama é tratável se for detectado a tempo, e esta proposta criativa nos ajudou a vivenciar como é descobri-lo pelo toque. É uma aula de autoexame que nos permite relembrar a importância de conhecer e cuidar de nós mesmos", afirma María Paula Castillo, presidente do Macma.

Na ficha técnica estão as brasileiras Sylvia Panico (Global COO) e Sandra Azedo (Global PR Director).

Ficha Técnica:

Agency: DAVID Buenos Aires

Campaign: The Art of Self Examination

Client: Macma

Global CCO: Pancho Cassis

Global COO: Sylvia Panico

Global PR Director: Sandra Azedo

Regional MD: Emanuel Abeijon

ECD: Nicolas Vara, Ignacio Flotta

CD: Emiliano Adam, Nicolas Rudy

Copywriter: Juan Pablo Tyrer

Art Director: Johann Hotz

Head of Production: Jimena Oliva
Producer: Agustina Perez Ponce

General Account Director: Justina Lioy Lupis

Account Director: Maria Giaimo

Account Supervisor: Eugenia Iglesias

Strategist: Federico Yalal Massud

Production Company: POSTER

Director: Dana Campanello

Executive Producer: Mariano Echarri

Art Director: Alicia Vázquez

Photo: Romina Ferreyra

Client Approval: Irene Marcet, Marta Mattiussi, Susana Gentile, Elba Torrado (RRPP), Paola Albornoz (Communis), María Paula Castillo

The Art of Self Examination

/