Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
DM9 troca estatueta de ouro do Oscar por versão feita por Yanomami
Com o objetivo de alertar globalmente a sociedade para a crise humanitária do povo indígena devido ao garimpo ilegal do ouro, a DM9 criou a campanha "The Cost of Gold".
O esforço convidou os Yanomami a criar uma versão alternativa para a estatueta do Oscar, para ser enviada aos vencedores da premiação. O objeto, que obviamente não usa o ouro em sua composição, tem o formato da divindade Omama.
Antes de receberem a estatueta, 20 dos indicados ao Oscar receberão, via redes sociais, um filme (assista abaixo), com Junior Hekurari Yanomami, líder da Urihi Associação Yanomami, que alerta para o fato de que o ouro, para os indígenas, para a floresta e para as criaturas que restam na Amazônia, "significa morte e destruição".
A peça também convida a acessar este site e a "repensar o valor do seu ouro". O conteúdo traz uma calculadora digital, que destaca o impacto social e natural de cada grama de ouro ilegal para a Floresta Amazônica e para o povo Yanomami.
Segundo a DM9, receberão o filme com o líder da Associação Yanomami os seguintes artistas: Angela Bassett, Jamie Lee Curtis, Kerry Condon, Stephanie Hsu, Hong Chau, Brendan Gleeson, Judd Hirsch, Brian Tyree Henry, Barry Keoghan, Ke Huy Quan, Brendan Fraser, Colin Farrell, Austin Butler, Bill Nighy, Paul Mescal, Andrea Riseborough, Cate Blanchett, Michelle Willias, Ana de Armas e Michelle Yeoh.
Em 2021, 54% do ouro comercializado no Brasil tinha indícios de ilegalidade em sua origem.
Ficha Técnica:
Agência: DM9
Anunciante: Uhiri Associação Yanomami
CEO: Pipo Calazans
COO: Thomas Tagliaferro
CCO: Icaro Doria
CBO: Anita Souza
VP de Criação: Laura Esteves
Diretoras Executivas de Criação: Nina Marchetto Lucato
Criação: Bruno Anibal, Caio Stucchi-Zucchi, Diego Guerhardt, Pedro Rosadas, Caique Llaguno e Gustavo Souza.
Conteúdo: Jussara Coutinho e Giulia Lorenzetti
Supervisor de produção gráfica: Flavio de Paula Rocco
Produtora gráfica: Lindsay Oliveira
Planejamento: Rafael Lisita
Mídia: Flavia Carolina Ito
CPO: Anna Ferraz
Produtora: Hungry Man
Direção: Hanna Batista
Produção Executiva - Alex Mehedff, Fabio Pinheiro, Sarina D'Avila
Coordenação de Produção - Maran Poian, Gabriel Sidorenko, Rafaela Pellegrino
Diretor de Produção - Gabriel Sidorenko
Direção de Fotografia: Gabriel Cupaiolo
Head of Post-Production: Rodrigo Oliveira
Pós Produção: JP Oliveira e Michael Eduardo
Montador: Kaluã Leite
Finalização: Troop Post
Pós-produtora: Troop Post
Color Grading: Psycho N' Look
Produtor em Boa Vista: Jorge Luiz da Silva Souza Filho
Câmera: William Santos de Oliveira
Assistentes de Câmera: Ralysson de Oliveira Ramires, Renerisson Magalhães Pinto
Operador de Drone: Jean Steferson Oliveira Rufino
Operador de áudio: Leonardo Magalhães Pinto
Artista Estátua: Felipe Corcione
Fotógrafo: Gil Inoue
Cenografia Fotos: Greta Cuneo
Produtora de som: Pingado
Direção Musical: Will Bone
Produção Musical: Vitor Zafer
Produção Executiva: Lu Novelli
Atendimento: Guilhermina de Paula e Bruno Rodrigues
Coordenação de produção: João Pedro Juknevicius