arrow_backVoltar

The Cost of Gold

DM9 troca estatueta de ouro do Oscar por versão feita por Yanomami

10.03.23

Com o objetivo de alertar globalmente a sociedade para a crise humanitária do povo indígena devido ao garimpo ilegal do ouro, a DM9 criou a campanha "The Cost of Gold".

O esforço convidou os Yanomami a criar uma versão alternativa para a estatueta do Oscar, para ser enviada aos vencedores da premiação. O objeto, que obviamente não usa o ouro em sua composição, tem o formato da divindade Omama.

Antes de receberem a estatueta, 20 dos indicados ao Oscar receberão, via redes sociais, um filme (assista abaixo), com Junior Hekurari Yanomami, líder da Urihi Associação Yanomami, que alerta para o fato de que o ouro, para os indígenas, para a floresta e para as criaturas que restam na Amazônia, "significa morte e destruição".

A peça também convida a acessar este site e a "repensar o valor do seu ouro". O conteúdo traz uma calculadora digital, que destaca o impacto social e natural de cada grama de ouro ilegal para a Floresta Amazônica e para o povo Yanomami.

Segundo a DM9, receberão o filme com o líder da Associação Yanomami os seguintes artistas: Angela Bassett, Jamie Lee Curtis, Kerry Condon, Stephanie Hsu, Hong Chau, Brendan Gleeson, Judd Hirsch, Brian Tyree Henry, Barry Keoghan, Ke Huy Quan, Brendan Fraser, Colin Farrell, Austin Butler, Bill Nighy, Paul Mescal, Andrea Riseborough, Cate Blanchett, Michelle Willias, Ana de Armas e Michelle Yeoh.

Em 2021, 54% do ouro comercializado no Brasil tinha indícios de ilegalidade em sua origem.

Ficha Técnica:

Agência: DM9

Anunciante: Uhiri Associação Yanomami

CEO: Pipo Calazans

COO: Thomas Tagliaferro

CCO: Icaro Doria

CBO: Anita Souza

VP de Criação: Laura Esteves

Diretoras Executivas de Criação: Nina Marchetto Lucato

Criação: Bruno Anibal, Caio Stucchi-Zucchi, Diego Guerhardt, Pedro Rosadas, Caique Llaguno e Gustavo Souza.

Conteúdo: Jussara Coutinho e Giulia Lorenzetti

Supervisor de produção gráfica: Flavio de Paula Rocco

Produtora gráfica: Lindsay Oliveira

Planejamento: Rafael Lisita

Mídia: Flavia Carolina Ito

CPO: Anna Ferraz

Produtora: Hungry Man

Direção: Hanna Batista

Produção Executiva - Alex Mehedff, Fabio Pinheiro, Sarina D'Avila

Coordenação de Produção - Maran Poian, Gabriel Sidorenko, Rafaela Pellegrino

Diretor de Produção - Gabriel Sidorenko

Direção de Fotografia: Gabriel Cupaiolo

Head of Post-Production: Rodrigo Oliveira

Pós Produção: JP Oliveira e Michael Eduardo

Montador: Kaluã Leite

Finalização: Troop Post

Pós-produtora: Troop Post

Color Grading: Psycho N' Look

Produtor em Boa Vista: Jorge Luiz da Silva Souza Filho

Câmera: William Santos de Oliveira

Assistentes de Câmera: Ralysson de Oliveira Ramires, Renerisson Magalhães Pinto

Operador de Drone: Jean Steferson Oliveira Rufino

Operador de áudio: Leonardo Magalhães Pinto

Artista Estátua: Felipe Corcione

Fotógrafo: Gil Inoue

Cenografia Fotos: Greta Cuneo

Produtora de som: Pingado

Direção Musical: Will Bone

Produção Musical: Vitor Zafer

Produção Executiva: Lu Novelli

Atendimento: Guilhermina de Paula e Bruno Rodrigues

Coordenação de produção: João Pedro Juknevicius

The Cost of Gold

/