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Hábitos da população de alto poder aquisitivo
O Ibope Mídia lança a pesquisa The Elite Consumer, estudo que busca captar os hábitos e comportamento de consumo da população com alto poder aquisitivo.
O estudo busca retratar as opiniões dos usuários de internet que figuram na camada top 5% de alto potencial de consumo, de acordo com o padrão de Nível Socieconômico adotado pelo Target Group Index na América Latina.
A pesquisa foi realizada no Brasil e em países como Argentina, Colômbia e México.
De acordo com o estudo, 85% do público pesquisado confia na internet como fonte de informação 91% deles buscam dados na web sobre produtos antes de efetuarem uma compra.
Os brasileiros destacam-se no entendimento de que o consumo online é mais conveniente (82%). Entre os pesquisados argentinos, colombianos e mexicanos menos da metade concorda com esta percepção.
Na hora de comprar, a maioria dos entrevistados (81%) concorda que vale a pena pagar mais por produtos de qualidade. A lealdade às marcas é evidenciada por 70% dos consumidores de alto padrão no Brasil, México e Argentina.
Com relação à intenção de compra nos próximos 12 meses, 50% dos brasileiros apontam como objeto de desejo um aparelho smartphone.
Quando questionadas, 76% das mulheres comprariam produtos para o cuidado com a pele, 50% optariam por um computador e 45% por roupas de grife. A média de gasto dessas mulheres com cosméticos, nos últimos 12 meses, foi de R$ 733.
Entre o público masculino, destacam-se produtos como telefone celular (57%), computadores (54%), perfumes (49%) e roupas de grife (41%). Quando o tema é beleza, 50% dos homens adquiriram produtos para o cuidado com a pele para consumo próprio e 35% para dar de presente. O gasto médio anual masculino com presentes desta categoria é de R$ 616, enquanto o feminino é de R$ 300.
Os entrevistados também utilizam serviços bancários com frequência: 63% dos homens usam home banking, enquanto 56% das mulheres usufruem da ferramenta. Além disso, 49% deles utilizam o caixa eletrônico contra 45% do público feminino. O índice de acesso via internet pelo celular é de 6% para eles e 4% para elas.
Valéria Campos