arrow_backVoltar

The Elite Consumer

Hábitos da população de alto poder aquisitivo

23.11.09

O Ibope Mídia lança a pesquisa “The Elite Consumer”, estudo que busca captar os hábitos e comportamento de consumo da população com alto poder aquisitivo.


O estudo busca retratar as opiniões dos usuários de internet que figuram na camada top 5% de alto potencial de consumo, de acordo com o padrão de Nível Socieconômico adotado pelo Target Group Index na América Latina.


A pesquisa foi realizada no Brasil e em países como Argentina, Colômbia e México. 

De acordo com o estudo, 85% do público pesquisado confia na internet como fonte de informação – 91% deles buscam dados na web sobre produtos antes de efetuarem uma compra.

Os brasileiros destacam-se no entendimento de que o consumo online é mais conveniente (82%). Entre os pesquisados argentinos, colombianos e mexicanos menos da metade concorda com esta percepção.

Na hora de comprar, a maioria dos entrevistados (81%) concorda que vale a pena pagar mais por produtos de qualidade. A lealdade às marcas é evidenciada por 70% dos consumidores de alto padrão no Brasil, México e Argentina.

Com relação à intenção de compra nos próximos 12 meses, 50% dos brasileiros apontam como objeto de desejo um aparelho smartphone.


Quando questionadas, 76% das mulheres comprariam produtos para o cuidado com a pele, 50% optariam por um computador e 45% por roupas de grife. A média de gasto dessas mulheres com cosméticos, nos últimos 12 meses, foi de R$ 733.

Entre o público masculino, destacam-se produtos como telefone celular (57%), computadores (54%), perfumes (49%) e roupas de grife (41%). Quando o tema é beleza, 50% dos homens adquiriram produtos para o cuidado com a pele para consumo próprio e 35% para dar de presente. O gasto médio anual masculino com presentes desta categoria é de R$ 616, enquanto o feminino é de R$ 300.

Os entrevistados também utilizam serviços bancários com frequência: 63% dos homens usam home banking, enquanto 56% das mulheres usufruem da ferramenta. Além disso, 49% deles utilizam o caixa eletrônico contra 45% do público feminino. O índice de acesso via internet pelo celular é de 6% para eles e 4% para elas.


Valéria Campos

The Elite Consumer

/