arrow_backVoltar

The end is coming

Números, ações e curiosidades de Game of Thrones

12.04.19

Os fãs da série Game of Thrones estão contando os minutos para a estreia da oitava e última temporada da série, no domingo 14. Embora a HBO não revele a audiência global, o que se sabe é que a sétima temporada, encerrada em agosto de 2017, teve nos EUA 32,8 milhões de espectadores, número que engloba a TV e o on demand (veja mais abaixo a audiência das demais temporadas). Com o fim da trama, espera-se um novo recorde de audiência. E é claro que quem pode surfar a onda de sucesso da produção tratará de explorar ao máximo essa última oportunidade.

Segundo o Google, a semana antes da estreia desta oitava temporada é a de maior busca desde 2011 no Brasil. Em comparação à semana de pré-lançamento da sétima temporada, o interesse é 60% maior. Para quem saber curiosidades da série, a empresa criou uma página especial (clique aqui) com informações como os personagens que mais despertam interesse em uma linha de tempo dinâmica - neste ano, a movimentação foi intensa, com alternância do primeiro posto. Neste momento, o topo das atenções está com Daenerys Targaryen (Emilia Clarke), a mãe dos dragões.

O Spotify também fez suas análises. São mais de 380 milhões de streams somando todas as trilhas sonoaras de Game of Thrones. Mais de 250 mil usuários criaram suas listas temáticas. Pelo número de playlists criadas em torno de um personagem, o rei da popularidade é Tyrion Lannister (Peter Dinklage), com 7.700.

Em relação aos países, quem mais toca músicas relacionadas à produção são os EUA. Em segundo lugar está a Alemanha, seguida do Reino Unido. O Brasil ocupa o sexto lugar.

Na esteira do sucesso, cresceu também a quantidade de podcasts dedicados à série. Os ouvintes do Spotify gastaram quase 1,8 milhão de horas ouvindo os programas com Game of Thrones no título.

Mas o Spotify não fugiu da febre que acometeu seus usuários. Com os produtores e criadores da trama na TV, David Benioff e DB Weiss, a plataforma de streaming lançou sua playlist, “Game of Thrones: The End Is Coming”. A dupla declarou ao blog do Spotify que está sempre “procurando por músicas que nos fizeram sentir o que o programa nos fez sentir” (leia mais aqui).

Sinal aberto

Para alegria dos fãs, a HBO decidiu abrir o sinal para o primeiro e aguardado episódio da oitava temporada. A partir desta sexta-feira, 12, até o domingo o canal poderá ser visto pelos assinantes das operadoras Net, Claro TV, Vivo TV, Oi TV e Sky que ainda não têm a HBO em seu pacote.

Questionada sobre novas assinaturas do serviço de streaming HBO Go - que poderiam ser atraídas pela proximidade da estreia -, a empresa informou que números não são revelados. Disponível desde 2012, ele passou a ser oferecido de modo independente no Google Play e na Apple App Store em 2017.

Quem não tem acesso ao canal e opta por baixar episódios via Torrent corre alto risco de ser atacado por cibercriminosos. É o que mostra levantamento da Kaspersky Lab. Segundo seus dados, a série foi a responsável por 17% de todo o conteúdo malicioso pirateado em 2018, ocupando o primeiro lugar entre os programas (em segundo lugar ficou The Walking Dead; e em terceiro, Arrow).É importante lembrar que no ano passado não havia nenhum capítulo novo na TV. Para entender melhor os ataques, pesquisadores da Kaspersky Lab examinaram arquivos maliciosos entre 2017 e 2018. Em todos os casos observados, os criminosos usaram os primeiros e os últimos episódios de cada temporada como meio de disseminação do malware.

Licenciamentos

A HBO é muito criteriosa com o licenciamento dos produtos ligados a suas séries. Os contratos são globais e existem cerca de 100 acordos. Game of Thrones é o programa mais licenciado da empresa. Nessa lista estão companhias como Adidas, Oreo, Johnnie Walker e Havaianas.

No Brasil, as Havaianas marcam a chegada da oitava temporada com duas novas estampas da coleção no modelo Slim. Daenerys Targaryen e as irmãs Starks estão representadas por suas casas nos novos produtos, que custam R$ 44,90. 

O Burger King também aproveitou a onda e criou um combo temático para as unidades do Rio de Janeiro e São Paulo: o Combo dos Reinos. O sanduíche é o Mega Stacker de Fogo, hambúergue com pimenta jalapeño e bacon. Como sobremesa, o Shake de Gelo, milk-shake de baunilha com biscoitos Oreo e uma calda azul. Seguindo o estilo do programa, as lojas foram ambientadas como se fossem casas da série. Elas foram divididas desta forma: Casa Bacon, Casa Carne, Casa Fritas, Casa Queijo e Casa Shake.

Ações

Como parte das ações de lançamento da última temporada, a HBO preparou um roteiro para levar o cobiçado Trono de Ferro para três pontos turísticos de São Paulo, na campanha #RotadoTrono: a Pinacoteca, o parque Burle Marx e o shopping Center 3, na avenida Paulista. O trono fica por um dia nesses locais - o dia da Pinacoteca foi esta sexta-feira. O parque Burle Marx terá o trono no sábado e o shopping, no domingo. Fãs poderão tirar fotos no famoso trono.

O transporte do Trono de Ferro é feito em caminhão promocional, equipado com painéis de vidro, deixando o trono à mostra durante o trajeto.

Em uma ação global, diversas réplicas foram distribuídas pelo mundo. E uma delas foi parar no Ceará (leia aqui).

Para ampliar o acesso das pessoas à série, a HBO lançou também o aplicativo HBO Inclusão, que tem recursos de audiodescrição e legendas para deficientes visuais e auditivos, que podem ser sincronizados com a plataforma utilizada para ver o programa. Os episódios da nova temporada poderão ser vistos alguns dias depois de terem ido ao ar.

Curiosidades

- Game of Thrones foi ao ar pela primeira vez em 17 de abril de 2011. É transmitido em 207 países e territórios. Com exibição simultânea do episódio são 194.

- A série somou, com as sete temporadas, 132 indicações para o Emmy, chegando a 47 troféus. Foram sete indicações para o Globo de Ouro, com apenas uma vitória. No SAG Awards, foram 18 indicações e 7 prêmios. No Critics’ Choice Awards as nomeações chegaram a 17, com uma vitória.

- A audiência americana para cada temporada está assim: primeira temporada com 9,3 milhões de espectadores; segunda, 11,6 milhões; terceira, 14,4 milhões; quarta, 19,1 milhões; quinta, 20,2 milhões; sexta, 25,7 milhões; e sétima, 32,8 milhões.

- Ao longo das oito temporadas, a produção passou por dez países, como Marrocos, Canadá, EUA, Espanha, Croácia, Islândia e Irlanda. Na sede da Titanic Studios, em Belfast (Irlanda do Norte), foram montados seis cenários, entre eles o interior de Winterfell e o interior da Grande Pirâmide de Meereen, além da icônica Sala do Trono de King’s Landing.

- A série utilizou um total de 40 estúdios de VFX em 13 países, dos EUA à Nova Zelândia, incluindo China, Suécia e Índia. Foram produzidas 13.250 cenas de VFX nas sete temporadas do programa.

The end is coming

/