Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Comercial da Audi é vetado
O comercial "The Eye" (leia e assista aqui), criado pela BBH de Londres para Audi, com foco no modelo R8, foi proibido pela ASA (Advertising Standards Authority) por "relacionar velocidade à emoção".
O filme mostra o close-up do olho de um motorista, com a pupila dilatando e refletindo o desempenho do automóvel.
A Advertising Standards Authority recebeu reclamação de um consumidor, que considerou que a peça conectava velocidade e emoção, e portanto, seria "irresponsável."
Volkswagen Group do Reino Unido, fabricante da Audi, argumentou, entre outras coisas, que o comercial foi rodado com os carros andando a menos de 30 milhas por hora - para evitar dar a impressão de velocidade. A VW também disse que a pupila dilatada foi concebida para transmitir a sensação de "foco e concentração".
Mas a ASA rejeitou a defesa da Audi, dizendo que embora o carro tenha sido filmado em baixa velocidade, o resultado dá a impressão de aceleração. E determinou que os telespectadores estão propensos a interpretar pupilas dilatadas não como uma representando de foco e concentração, mas como uma "resposta emocional positiva".
Portanto, a ASA determinou que o comercial viola o Código tanto de responsabilidade social quanto em relação às regras para propaganda de automóveis, e decidiu que a Audi não pode mais veicular o filme, em sua forma atual.