Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Os resultados do prêmio criado pela Leo para E-Farsas
Em meio às inúmeras fake news propagadas recentemente, em janeiro, a Leo Burnett Tailor Made lançou o The Foolitzer Prizes (uma referência ao prêmio Pulitzer, focado em valorizar o melhor do jornalismo mundial), uma criação para o site E-farsas, que esclarece boatos que circulam pelas mídias sociais (leia aqui).
Agora, encerradas as votações, a premiação apresenta os vencedores. Com curadoria da equipe do E-farsas e parceiros que atuam no combate às notícias falsas, foram escolhidas as piores mentiras nas categorias Política, Saúde, Entretenimento, Esportes e Conspiração.
O prêmio máximo, o Grand Fake News, eleito por voto popular, ficou com o World News Daily Report pela fake news "Adolescente virgem engravidou ao tomar vacina". Confira todos os vencedores, no vídeo abaixo.
A ideia da campanha é combater as fake news, ao informar o público quem são os produtores desse tipo de notícia.
Por isso, os nomes dos vencedores do Foolitzer Prize foram espalhados com o apoio dos maiores grupos de mídia do país, em mobiliários urbanos, anúncios para jornal impresso, banners na internet e até em um avião de praia.
"O grande desafio no combate às fake news é justamente descobrir as pessoas que estão por trás dos sites que as propagam. Muitas vezes, até os telefones e endereços que constam nas páginas são fakes. Mas toda ideia por trás do prêmio é justamente esta: expor e incomodar os autores desse tipo de notícia por todo o desserviço que eles vêm prestando à sociedade como um todo e ao jornalismo sério em particular", ressalta Wilson Mateos, vp de criação da Leo Burnett Tailor Made.
Leia anterior sobre o assunto, aqui.
Ficha Técnica:
AGÊNCIA: LEO BURNETT TAILOR MADE
TÍTULO: THE FOOLITZER PRIZES
PRODUTO: THE FOOLITZER PRIZES
ANUNCIANTE: E-FARSAS
CCO: MARCELO REIS
VP/ECD: WILSON MATEOS
DIRETOR DE CRIAÇÃO: PEDRO UTZERI, VINICIUS STANZIONE
CRIAÇÃO: BRENO BALBINO, FABIO NAGANO, FILIPE MEDICI, RENATO RAMALHO.
DIRETORA DE PROD. INTEGRADA: MARIA FERNANDA MOURA
RTV: VIVIANE DE CASTRO, PATRICIA COSMO, MATHEUS BASÍLIO, CHRYSTIAN DANUCALOV
ARTBUYER: CRISTIANO GODOY, MAURO MOURA
PRODUÇÃO GRÁFICA: PEDRO SOTELO
PROJETOS DIGITAIS: DENIS GUSTAVO, PEDRO RAIS, MARCELA GRANDINO
Atendimento: FABIO BRITO, SIMONE LOPES, VIVIANE DE CASTRO
Mídia: ANDREA HIRATA, KELLY COTTA, THAIS MIRANDA, JOAO BOUNER
Planejamento: TIAGO LARA
Aprovação: GILMAR LOPES
PRODUTORA DE FILME: ASTEROIDE
DIRETOR: GUILHERME BIGLIA | THIAGO PRESTES |CAJA GUEDES
PRODUÇÃO EXECUTIVA: GUILHERME BIGLIA
ATENDIMENTO: LEO BRODSKY
PRODUTOR: MARIANA VAN BYLT
PÓS-PRODUÇÃO: BOGOTÁ
PRODUTORA DE SOM: EVIL TWIN MUSIC
CRIAÇÃO E PRODUÇÃO DE TRILHA: ANDRE FARIA, MURILO FARIA, YURI CHIX E RAFAEL CAMPANINI
FINALIZAÇÃO E SFX: MURILO FARIA E YURI CHIX
ATENDIMENTO: JULIANA TANGARY E CAROLINA COUTO
PRODUTORA DIGITAL: SANTA FÉ
DESENVOLVEDOR: ANDRÉ COPPOLA
ATENDIMENTO: TATIANA COPPOLA
FOTOGRAFIA 3D E PÓS PRODUÇÃO: PLATINUM