Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Relatório da JWT apresenta tendências de consumo global
A JWT Intelligence, plataforma de pesquisa, inovação e análise de dados globais da J. Walter Thompson, apresenta o estudo “The Future 100: Trends and Change to Watch in 2016”, que traz análises e insights sobre tendências detectadas para o próximo ano.
"Em 2015, pudemos ver que os consumidores estão juntando os pontos em várias áreas de suas vidas, adotando uma abordagem holística em relação às marcas e ao consumo, e a expectativa é que isso se intensifique em 2016", afirma Lucie Greene, diretora mundial do Grupo de Inovação.
"As marcas, antes avaliadas por sua desejabilidade e seus produtos, hoje são avaliadas por seu conjunto de valores, por serem ou não inovadoras, por prometerem ou não mudar o mundo", defende Lucie.
Neste segundo relatório anual, as 100 tendências são categorizadas em 10 seções, incluindo Cultura, Tecnologia e Inovação, Marcas e Marketing e Estilo de Vida.
De acordo com o estudo, os destaques das tendências de cada seção incluem, em Marcas e Marketing, o "Neuromarketing", em voga há alguns anos no mundo das agências, produzindo insights preditivos e realizáveis para as marcas e fazendo com que pesquisadores de mercados mais tradicionais prestem atenção.
Em Cultura, a tendência "Desmistificando os Tabus da Feminilidade" dá conta de que a menstruação, pelos nas pernas e nas axilas e higiene da roupa íntima, entre outros tabus da feminilidade, estão sendo desenterrados e colocados em evidência pela quarta onda do feminismo, pela nova mídia especializada em assuntos femininos e por uma geração de blogueiros que dizem o que pensam.
Em Tecnologia e Inovação, destaque para a "Próxima Fronteira do Vale do Silício: Infraestrutura": a infraestrutura pública surge como última grande ambição para a elite da tecnologia.
Em Viagem e Hotelaria, "Cuba": o mercado de turismo daquele país deve deslanchar.
Em Comida e Bebida, "Coquetéis Inaláveis" são a nova tendência dentro da cultura dos coquetéis, possibilitando que as pessoas absorvam o álcool por meio dos olhos e do sistema respiratório.
Em Beleza, as "Sardas" estão em alta e novos produtos permitem que os consumidores coloquem sardas onde não tinham naturalmente.
Em Varejo, o destaque para 2016 é o "Varejo por Satélite": os varejistas estão recorrendo a dados coletados por satélites para rastrear o tráfego dentro das lojas em tempo real.
Em Saúde, "Banco Fecal": os consumidores agora armazenam amostras de seus ecossistemas bacterianos – também conhecidos como material fecal – para usarem em novos tratamentos médicos, no futuro.
Já em Estilo de Vida, os "Brinquedos que Crescem com Você" são tendência para 2016. Novos brinquedos habilitados com inteligência artificial não apenas são capazes de responder ao vocabulário, aos interesses e a diversas outras características da criança, mas também se desenvolvem junto com ela em seu crescimento.
Em Luxo, destaque para "Gastronomia Radical": as mas recentes experiências gastronômicas que seduzem os consumidores do mercado de luxo são "radicais" e vividas em locais "remotos, inusitados e cênicos, no meio das maravilhas da natureza".