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Heineken lança produto que resfria computador e gela cerveja
Computador que esquenta durante o jogo? A Heineken 0.0 quer ajudar o gamer que passa por esse perrengue e ainda oferecer uma cerveja trincando a esse público, com o lançamento do “The Gaming Fridge", um novo produto que resfria o computador e gela cerveja ao mesmo tempo.
A ação, criada para marcar o Dia Internacional do Gamer, celebrado nesta terça-feira (29), integra a campanha “Nem toda rodada é lá fora” (leia anterior sobre o assunto aqui), que busca quebrar estereótipos de que jogos eletrônicos e socialização trilham caminhos inversos.
Assinado pelas equipes de criação da Le Pub São Paulo powered by Publicis Itália e Le Pub Milão, desenvolvido pela LeGarage e produzido pela Monogrid, o aparelho une uma CPU e suas funcionalidades a uma geladeira (espie o filme aqui). O projeto também contou com consultoria estratégica e criativa da 3C Gaming.
"Estamos muito animados em levar essa novidade para o público, nos conectando ainda mais com a comunidade gamer e oferecendo a oportunidade de possuírem sua própria CPU e desfrutarem uma Heineken 0.0 gelada enquanto jogam seus games preferidos”, afirma Igor de Castro, gerente sênior de marketing da marca Heineken 0.0 no Brasil.
Consumidores interessados pelo item poderão concorrer ao produto por meio de sorteio, que será realizado "em breve", de acordo com a marca. Em princípio, apenas 10 unidades do "The Gaming Fridge" foram produzidas.
Felipe Cury, CCO da Le Pub São Paulo e Andrey Tyukavkin, diretor criativo e executivo da LeGarage, hub de tecnologia e games da Le Pub, e engenheiro-chefe do projeto, deram mais detalhes sobre o "The Gaming Fridge", ao Clubeonline:
Clubeonline: Como parte da campanha global "Nem toda rodada é lá fora", a Heineken 0.0 lança o "The Gaming Fridge", que resfria o computador e gela cerveja ao mesmo tempo. Como surgiu a ideia e quais os principais desafios de usar a tecnologia de maneira criativa?
Felipe Cury: A ideia surgiu com o objetivo de continuar a conversa da campanha “Nem toda rodada é lá fora”. A comunicação reforça essa quebra de estereótipo de que um gamer não socializa. E materializar essa ideia em experiência foi o que nos fez desenvolver o produto.
O principal desafio dessa jornada era chegar em algo que fosse eficiente nas duas funções: potência para jogos e resfriamento da cerveja. O resultado foi um produto que cumpre de maneira eficaz com o proposto, além de ser inédito e podendo se tornar item de colecionador.
Para usar a tecnologia de maneira criativa, tivemos de estudar muito e plugar parceiros estratégicos e com muita experiência para finalizar o projeto.
Clubeonline: Em abril, a Heineken 0.0 apresentou a plataforma gratuita "Beer Matchmaking" (leia aqui), com a proposta de facilitar o encontro de pessoas que estejam dispostas a jogar - e que também possibilita que a marca tenha acesso a dados estratégicos sobre os jogadores. Esse é mais um exemplo, ao lado do "The Gaming Fridge", da estratégia da marca para se aproximar do público gamer. Vocês podem falar um pouco sobre os próximos passos da abordagem criativa voltada a esse target?
Cury: “Nem toda rodada é lá fora” é a primeira campanha de Heineken voltada para gamers globalmente. Com uma estratégia de comunicação a longo prazo, a marca seguirá promovendo uma série de iniciativas para se conectar ainda mais com esse target.
Para criar um diálogo com os gamers, é preciso estar verdadeiramente neste universo, e a Heineken entrou nesse território para evoluir e elevar as experiências de socialização. Tem muita coisa bacana vindo por aí, mas o que podemos adiantar é que serão iniciativas inovadoras para celebrar e conectar esse público de diversas formas.
Clubeonline: Tecnicamente, como funciona o The Gaming Fridge? Existe intenção de produzir mais unidades?
Andrey Tyukavkin: Bem, o primeiro desafio logo de cara foi: 'como você coloca algo que gera calor, uma CPU, dentro de uma coisa que mantém frio, uma geladeira, certo?'. Então, nós do LeGarage, um braço do Le Pub dedicado a jogos e inovação, tivemos que projetar um sistema de resfriamento personalizado. Decidimos usar circulação de ar forçada, o que manteria uma temperatura baixa enquanto a CPU estivesse ligada.
Para que isso funcionasse, tivemos que resolver o segundo desafio, que era encontrar o sistema mais eficiente em termos de componentes energéticos. Eu sei, não é a opção mais rápida do mercado em termos de especificações, mas garante o resfriamento eficaz do sistema. Com certeza, a CPU roda todos os jogos populares, como "Fortnite" ou "League of Legends".
No que diz respeito à produção, até o momento está prevista apenas uma tiragem de edição limitada, 10 unidades, algumas com a marca Heineken e algumas com Heineken 0,0, mas faremos mais se houver demanda.
Clubeonline: O esforço criativo foi fruto do trabalho do Le Pub São Paulo e do hub de inovação LeGarage. Como foi a divisão do processo de criação na prática?
Tyukavkin: A ideia original partiu de nossos colegas brasileiros, que entusiasmaram o cliente com o projeto. No LeGarage, somos especialistas em tecnologia e jogos, então foi um projeto dos sonhos para nós. Aqui, projetamos a CPU, adquirimos os componentes, criamos um protótipo funcional e então chegamos à equipe de produção para fazer uma tiragem limitada.
Nossa principal prioridade sempre foi garantir que as unidades funcionassem corretamente e pudessem rodar jogos. Nós sempre buscamos um produto que funcionasse para o gamer, não apenas para a marca. Também trabalhamos juntos em minifilmes, para a comunicação de The Gaming Fridge nos canais da Heineken nas redes sociais.
Leia sobre a campanha “Nem toda rodada é lá fora” e assista ao filme principal, dirigido por Frederic Planchon, aqui.
Valéria Campos
Ficha Técnica:
Mauricio Giamellaro Heineken® Brazil CEO
Cecilia Bottai Heineken® Brazil CMO
Eduardo Picarelli Heineken® Brazil Senior Brand Director
Igor de Castro Heineken® Brazil Sr Brand Manager
Marina Awada Heineken® Brazil Marketing Coordinator
Adriana Teixeira Heineken® Brazil Head of PR
Geisy Panisset Heineken® Brazil Data Specialist
Henrique Nunes Heineken® Brazil Games Specialist
Nabil Nasser Sr. Director Global Heineken® Brand
Agnieszka Gorecki Heineken® Global Communication Director
Guilherme Retz Heineken® Global Communication Manager
Natacha Volpini Heineken® Global Head Digital Consumer Innovation
Bruno Bertelli Global CEO LePub, Global CCO Publicis Worldwide, CCO Publicis Groupe Italy
Cristiana Boccassini LePub Global Chief Creative Officer
Mihnea Gheorghiu LePub Global Chief Creative Officer
Felipe Cury LePub Brazil Chief Creative Officer
Andrey Tyukavkin LePub Global Executive Creative Director
Greg Kickow LePub Brazil Creative Director
Yan Prado LePub Brazil Creative Director
Alex Adati LePub Brazil Creative Director
Stefano Zanoni LePub Creative Director
Roberto Ardigò LePub Associate Creative Director
David Casares LePub Copywriter
Paula Picin LePub Brazil Art Director Brazil
Eduardo Cometti LePub Brazil Copywriter Brazil
Isabella Cecconi LePub Global Head of PR & Communication
Eleonora Botta LePub PR Manager
Ana Hernandez LePub Brazil General Manager
Jayme Neto LePub Brazil Business Director
Denise Frasseto LePub Brazil Project Director
Lucas Chagas LePub Brazil Account Manager
Suellen Agatha LePub Brazil Account Assistant
Ilaria Castiglioni LePub Group Account Director
Derek Muller LePub Global Account Director Coordination
Vittorio Cafiero LePub Head of Digital Production
Mauro Mazzei LePub Global Head of Creative Technology
Monica Radulescu LePub Global Strategy Director
James Moore LePub Global Strategy Director
Silvia Paes LePub Head of Strategy
Marilia Duran LePub Brazil Strategy Director
Fernanda Tiozo LePub Brazil Strategy Manager
Stephan Minucci LePub Brazil Strategy Analyst
Ilko Petkov LePub Global Data Strategist Director
Andrea Battista LePub Data Strategist Director
Francesca Zazzera LePub Global Chief Production Officer
Bruna Marchi LePub Brazil Producer
Beatriz Takahashi LePub Brazil Producer
Sabrina Sanfratello LePub Producer
Alessio Zazzera LePub Producer
Luca Lima LePub Brazil Executive Media Director
Leila Pereira LePub Brazil Media Director
Jussara Bezerra LePub Brazil Executive Media Manager
Gabriela Pereira LePub Brazil Executive Media Supervisor
PRODUCTION STUDIO : MONOGRID
Alice Di Giosio: Creative Designer
Valentina Trevisanello: Creative Lead
Simone Tecchia: Industrial Designer
Lorenzo Lastrucci: Industrial Designer
David Hartono: Team Lead
Giulia Niccolini: Producer
Davide Grigatti: Producer
O Clube de Criação informa que o segundo lote de ingressos para o Festival do Clube está disponível, com desconto imperdível. Os interessados devem adquirir seus ingressos por meio da plataforma Sympla. Ressaltamos que os ingressos são limitados, portanto, recomendamos garantir sua participação o quanto antes, clicando aqui.