Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Por Dorina Nowill, Lew'Lara transforma banners em spots
A Lew’Lara\TBWA criou para a Fundação Dorina Nowill o projeto "The Hacker Spot". As pessoas com deficiência visual usam leitor de tela para navegar na internet. O recurso lê as páginas para o usuário, mas não os banners, que são descritos por códigos.
A agência, então, inseriu na linguagem de programação das peças publicitárias de diferentes anunciantes, spots informativos que trazem notícias sobre cursos, leis, dicas, entre outras informações com foco no público com deficiência visual.
"O Hacker Spot transformou os banners em spots de rádio. E isso deixou a vida de pessoas com deficiência visual melhor e criou um canal inteiramente novo com esse público. Engraçado o rádio hackear a internet, né?", observa Felipe Luchi, CCO e sócio da Lew’Lara\TBWA.
Em parceria com a Predicta, os textos das campanhas foram aplicados sobre os códigos dos banners. Assim, o leitor de telas deixou de ler as letras aleatórias e passou a transmitir mensagens do tipo: "Olá, esse é o espaço da Fundação Dorina Nowill para Cegos. Para contribuir com a inclusão e autonomia de pessoas com deficiência visual proporcionamos programas e cursos de reabilitação, educação especial, empregabilidade e acesso à informação. Pressione enter para acessar nosso site e saber mais."
Quem quiser participar da campanha e tornar o banner do seu próprio site acessível, deve acessar este site e seguir o tutorial. No endereço também há depoimentos das pessoas que participaram da iniciativa.
Confira abaixo o videocase.
Ficha Técnica:
Agência: Lew’Lara\TBWA
Cliente: Fundação Dorina Nowill para cegos
Produto: Institucional
Título: The Hacker Spot
CCO: Felipe Luchi
Direção de criação: Juliano Ribas e Fabiano Pinel
Criação: Felipe Pimentel, Thiago Monteiro, Cainã Meneses, Lucas Pinheiro e Fabiano Gonçalves
Diretor geral de atendimento: Wilson Negrini
Atendimento: Ricardo Barros
Planejamento: Stephanie Peart
Mídia: Luiz Ritton, Eduardo Shinohara, Frederico Lopes, Renato Pierote e Everton Maciel
B.I.: Vanessa Rodrigues
Gerente de projetos: Glaucia Montanha
Art buyer: Ale Sarilho, Sabino e Caio Lobo
Fotografo: Paola Vianna
RTV: Luzia Oliveira, Angela Felicio e Cristiane Marinari
Produtora de imagem: Big Bonsai
Direção: Felipe Briso e Rafael Terpins
Produção executiva: Gilberto Topczewski
Coordenação de produção: Tize Novaes
Fotografia: Bruno Tiezzi
Pós produção: Equipe Big Bonsai
Montagem: Carla Maimoni
Coordenação de pós produção: André Cox
Produtora de som: Jamute
Maestro: James Pinto e Eliezer Borges
Locutor: Diegho Kozievitch
Atendimento Jamute: Sabrina Geraissate
Cliente: Alexandre Munck e Priscila Saraiva