Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Histórias de pacientes com Alzheimer viram palavras cruzadas
A Area 23/FCB de Nova York assina o projeto “The Hardest Crossword” para a Alzheimer’s Foundation of America (AFA).
Agência e anunciante criaram palavras cruzadas baseadas nas perguntas que pacientes reais de Alzheimer perderam a capacidade de responder ao longo do tempo, por conta do desenvolvimento da doença.
Primeiro, familiares de pacientes reais foram entrevistados, para que pudessem compartilhar sobre os sintomas que testemunharam ao longo dos anos - tanto os sinais iniciais de que havia algo errado com seu parente, como esquecer um fogão ligado ou ter dificuldade de realizar uma tarefa simples, até casos de sintomas evoluídos após o diagnóstico, como não se lembrar onde mora ou perder a capacidade de reconhecer entes queridos.
Depois, os dados foram compartilhados com os editores-chefes de palavras-cruzadas do New York Times e do USA Today - Will Shortz e Fred Piscop, respectivamente. Com a ajuda de ambos, as histórias reais de cada paciente foram transformadas em uma palavra cruzada, com as perguntas que não conseguem mais responder sobre sua própria vida.
As palavras cruzadas já foram publicadas em alguns dos principais jornais dos EUA (como o The New York Times, Wall Street Journal e Daily News) e na revista The Atlantic, substituindo as cruzadas diárias originais.
Ao tentar solucionar questões como “O filho de Katherine”, “A música preferida de Katherine” ou “Katherine adicionou isto por engano na receita do purê”, o leitor é colocado no lugar do paciente.
No final, a mensagem arremata: "Não consegue encontrar as respostas? Nem a Katherine."
As respostas estão neste site, que traz uma versão online de cada palavra cruzada e a história por trás delas. No endereço eletrônico também é possível assistir a um vídeo protagonizado por Will Shortz.
Na ficha técnica da campanha estão os criativos brasileiros Bruno Brasileiro e Felipe Munhoz.