Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Apple destaca acessibilidade, em fábula dirigida por Taika Waititi
Uma garotinha em busca da voz de um personagem amigo num mundo de fantasia é a história contada no novo comercial da Apple, que apresenta o recurso de acessibilidade "Personal Voice", do iPhone. A partir de uma amostra da voz da pessoa, a ferramenta pode recriá-la, para quem tem perda na capacidade de falar.
Rodado na Nova Zelândia pelo cineasta Taika Waititi, o filme (assista abaixo), que marca o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, celebrado neste domingo (3), mostra o produto em ação e mistura animação e live action.
O homem que aparece no final é o Dr. Tristram Ingham, médico e professor associado de epidemiologia, que tem distrofia muscular facioescapuloumeral – que pode levar à incapacidade de falar. Ele gravou sua narração usando o "Personal Voice".
O comercial é embalado pela música “Yodeler”, da dupla X Carbon, escolhida também porque consiste em grande parte de amostras de voz humana. Os artistas revisaram a faixa original e adicionaram alguns trechos novos.
O livro de histórias que aparece ao final do filme também está ganhando vida, como uma obra física e um e-book disponível para download gratuito na Apple Books.
O "Personal Voice" chegou ao mercado com o lançamento do iOS 17, em setembro. “Na Apple, sempre acreditamos que a melhor tecnologia é a tecnologia desenvolvida para todos”, declarou Tim Cook, CEO da Apple, quando o recurso foi apresentado, junto com outras ferramentas de acessibilidade.
No ano passado, para o Dia Internacional de Pessoas com Deficiência, a Apple lançou o filme "The Greatest" (assista abaixo), destacando o papel da tecnologia acessível na vida cotidiana de seus usuários (leia e veja aqui).